Dissertação

Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada

A presente dissertação com o tema “Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada”. Objetivou analisar o processo de formação continuada de professores do campo que trabalham em escolas multisseriadas (Ensino Fundamental I e II) da rede municipal de educação de Humaitá-Amazo...

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Autor principal: Nogueira, Elexandra Vinhork
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6234171305385684
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9448
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-94482023-07-04T05:04:48Z Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada Experiences and journeys of rural teachers through continuing education Nogueira, Elexandra Vinhork Batista, Eliane Regina Martins http://lattes.cnpq.br/6234171305385684 http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 Nogueira, Maria Eulina Leite http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Vasconcelos, Maria Eliane Oliveira Professores - Formação Professores de educação rural CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação Formação continuada Multisseriado Prática docente A presente dissertação com o tema “Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada”. Objetivou analisar o processo de formação continuada de professores do campo que trabalham em escolas multisseriadas (Ensino Fundamental I e II) da rede municipal de educação de Humaitá-Amazonas. Em parâmetros metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa e na abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball. Participaram da pesquisa professores que lecionam em turmas multisseriadas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental situadas nas escolas ribeirinhas e estradas. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e a observação. A partir da análise os professores consideram que a formação continuada emerge como primordial ao trabalho profissional que desenvolvem na Educação Básica no Campo, tendo em vista que é por meio da formação continuada que constrói diferentes saberes e amplia o horizonte de suas práticas educativas e pedagógicas na escola; Quanto ao processo de formação continuada de professores do campo, evidencia-se fragilidades da secretaria municipal de educação acerca da materialização de políticas com formação especificas para a educação do campo. Apesar de alguns educadores ter dado continuidade de seu processo de formação profissional, ainda assim observa-se a ausência de formação para lidar com as particularidades do contexto do campo. E, neste contexto, observamos o quanto é imprescindível uma formação profissional pautada nos princípios de uma formação para a educação do campo. The present dissertation with the theme “Experiences and journeys of rural teachers through continuing education”. It aims to analyze the process of continuing education of rural teachers who work in multigrade schools (Elementary School I and II) of the municipal education network of Humaitá-Amazonas. In terms of methodological parameters, it is based on Stephen Ball's qualitative approach and policy cycle approach. Teachers who teach in multigrade classes in the Early and Final Years of Elementary School, located in riverside schools and roads, participated in the research. As a technique for data construction, semi-structured interviews were used with 9 educators. Therefore, for the research participants, continuing education is essential to the professional work they develop in Basic Education in the Field, considering that it is through continuing education that professionals build different knowledge and broaden the horizon of their educational practices and pedagogical practices at school. With regard to the process of continuing education of rural teachers, we evidenced the fragility in the municipality regarding the materialization of policies with specific training for rural education. Although some educators have continued their professional training process, there is still a lack of training to deal with the particularities of the field context. And, in this context, we observe how essential professional training based on the philosophical principles and ideas of field training is. 2023-07-03T14:52:24Z 2023-03-03 Dissertação NOGUEIRA, Elexandra Vinhork. Vivências e travessias de professores do campo pela formação continuada. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9448 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
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