Tese

Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia

A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os...

ver descrição completa

Autor principal: Lapa, Barbara Castro
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/7253775685720985, https://orcid.org/0000-0002-0803-7444
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9466
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-94662023-07-11T05:04:04Z Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia Lapa, Barbara Castro Ghedin, Evandro Luiz https://lattes.cnpq.br/7253775685720985 http://lattes.cnpq.br/5879015398476679 Oliver, Terezinha Valim http://lattes.cnpq.br/0496932429575513 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 https://orcid.org/0000-0002-0803-7444 Professores - Formação - Amazonas CIENCIAS HUMANAS Formação de Professores Formação do formador Memória docente Narrativa de professores Sentidos do ser professor Trainer training Teaching memory Teacher narrative Senses of being a teacher Teacher training A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo). The research aimed to understand how memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. As well as answering the problem of how memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon, linked to the thesis that memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. Specifically, the memory of teacher training was articulated to the construction of meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon. Thus, an investigative course was developed to identify, through the narratives that emerge from the memory of teachers, the existence of a spiral of teacher training in the Amazon. The narratives came from interviews recorded in audio and later transcribed and trated. It was possible to highlight the meanings, built by memory, of being a teacher educator in the Amazon based on Paul Ricoeur's Theory of Interpretation, which allowed, as a conclusion, to understand that memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon through what is expressed in the teaching discourse as social commitment, ethical responsibility and the process of identity constitution, that emerged as categories of analysis in a circular movement of prefiguration, configuration and refiguration entitled, by Paul Ricoeur, as mimesis (representation) or mimetic process in the composition of the story (plot). Não gostaria que fosse disponibilizado para divulgação, pois está em um processo de publicação de livro. Acesso Aberto autorizado pela autora por e-mail em 08/07/2023 2023-07-10T14:31:32Z 2022-11-29 Tese LAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professores
Formação do formador
Memória docente
Narrativa de professores
Sentidos do ser professor
Trainer training
Teaching memory
Teacher narrative
Senses of being a teacher
Teacher training
spellingShingle Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professores
Formação do formador
Memória docente
Narrativa de professores
Sentidos do ser professor
Trainer training
Teaching memory
Teacher narrative
Senses of being a teacher
Teacher training
Lapa, Barbara Castro
Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
topic_facet Professores - Formação - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professores
Formação do formador
Memória docente
Narrativa de professores
Sentidos do ser professor
Trainer training
Teaching memory
Teacher narrative
Senses of being a teacher
Teacher training
description A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo).
author_additional Ghedin, Evandro Luiz
author_additionalStr Ghedin, Evandro Luiz
format Tese
author Lapa, Barbara Castro
author2 https://lattes.cnpq.br/7253775685720985
https://orcid.org/0000-0002-0803-7444
author2Str https://lattes.cnpq.br/7253775685720985
https://orcid.org/0000-0002-0803-7444
title Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_short Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_full Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_fullStr Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_full_unstemmed Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
title_sort os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na amazônia
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466
_version_ 1831970172007612416
score 11.753735