/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A contextualização da aprendizagem a partir do movimento CTS no novo ensino médio
Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) em 2018 e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM) em 2021, foram surgindo temáticas sobre essas normativas, chamando atenção a implementação do novo ensino médio. No entanto, a implementação do curr...
Autor principal: | Monteiro, Antonio Geilson Matias |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0153437427429212, https://orcid.org/0009-0009-7319-9528 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9469 |
Resumo: |
---|
Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM)
em 2018 e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio (RCA-EM)
em 2021, foram surgindo temáticas sobre essas normativas, chamando atenção a
implementação do novo ensino médio. No entanto, a implementação do currículo do
novo ensino médio teve que esperar, devido à pandemia da Covid-19, que mudou o
cenário nacional, tornando inviável a continuidade dos processos educacionais nos
calendários propostos e segundo os quais o início desse novo projeto estava
programado para 2019. Dessa forma, em 2022 começou a implementação do novo
ensino médio no Amazonas, de forma escalonada. Sendo assim, o presente trabalho
objetivou analisar de que forma o movimento Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS)
– ou Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) – poderá criar contextos de
aprendizagem no novo ensino médio da formação básica, a critério do eixo
estruturante Unidade Curricular Eletiva (UCE), dentro do itinerário formativo, bem
como descrever a criação de contextos de aprendizagem a partir da abordagem
CTS/CTSA. A intervenção didática proposta tomou como base teórica o
socioconstrutivismo à luz da perspectiva de Levi Vygotsky, considerando a proposta
de contextos da aprendizagem no novo ensino médio. Dessa forma, as políticas
educacionais podem apresentar, para os educadores, um certo desconforto, surgindo
hipóteses referentes ao histórico pelo qual a reforma tem passado em sua formulação
para a educação básica/profissional sugerida pela BNCC/EM e aplicada como
itinerário formativo. No entanto, em diversos momentos têm se manifestado
concepções alternativas sobre o tema, subjugando essa formação devido à
comparação com a educação neoliberal, que, por sua vez, é acompanhada por
desmandos no mercado de trabalho, submetendo-se aos modos de produção
capitalista. Diante desse novo cenário, buscou-se responder ao seguinte problema:
de que forma o movimento CTS/CTSA poderá criar contextos de aprendizagem no
novo ensino médio? O caminho epistemológico para a solução de tais problemáticas
envolve a proposta do desenvolvimento da UCE e de dois elementos indissociáveis:
o movimento CTS/CTSA e o pensamento crítico no protagonismo estudantil. As
análises desses documentos recorrem à técnica de análise de conteúdo de Bardin e
à análise textual discursiva (ATD). A discussão se deu através de dois pontos: (i) a
partir das referidas regulamentações das primeiras ações de implementação do
ensino médio no Amazonas e (ii) a partir de trabalhos publicados na produção da
implementação do novo ensino médio no Amazonas. Os resultados demonstraram
que, apesar de ser o ano da implementação do novo ensino médio, levantam-se
preocupações nacionais sobre a BNCC/EM e as normativas estaduais. Contudo,
quanto à definição do tema proposto dos estudos, resulta a contribuição com o ensino
e aprendizagem e com a abordagem CTS/CTSA na educação científica, por meio da
UCE presente no eixo estruturante na formação básica e/ou no itinerário formativo no
novo ensino médio. |