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Tese
Rede da criação: o arquivo pessoal de Aníbal Beça
Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo a rede de criação do amazonense Aníbal Beça é constituída em seu arquivo pessoal. Ao longo de quatro anos realizamos a catalogação de 551 documentos entre os anos 1930 a 2010, dentre eles: jornais, manuscritos, desenhos, entrevista, cartas, fot...
Autor principal: | Almeida, Sandra Oliveira de |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/5707735418044407 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95082023-07-26T05:04:18Z Rede da criação: o arquivo pessoal de Aníbal Beça Almeida, Sandra Oliveira de Barros, Rosemara Staub de https://lattes.cnpq.br/5707735418044407 http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 Justamand, Michel Gomes, Iza Reis Pereira, Eliane Auxiliadora OUTROS: CIENCIAS SOCIAIS Aníbal Beça Arquivo pessoal Crítica Genética Redes da criação Processos socioculturais Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo a rede de criação do amazonense Aníbal Beça é constituída em seu arquivo pessoal. Ao longo de quatro anos realizamos a catalogação de 551 documentos entre os anos 1930 a 2010, dentre eles: jornais, manuscritos, desenhos, entrevista, cartas, fotos composições, premiações e poemas. Os arquivos retratam memória e identidade, que revelam situações históricas e permitem a construção do percurso de criação de um artista. Para compreender a rede de criação, utilizamos como aporte teórico Salles (2004, 2006, 2008 e 2016). Também apreciamos o olhar teórico da complexidade de Edgar Morin (2000, 2007 e 2008) como fundamentação e contribuição para que este trabalho se tornasse acessível, pois o exame desses documentos afirma com propriedade que Aníbal Beça fora um amazonense que dedicou toda sua vida a estética, passeou pelas artes plásticas, literatura, música, e ainda militou pela cultura nortista, sempre buscando espaço para si e para seus amigos de mesma jornada. Seus rastros são como pistas que fomentaram sua caminhada ao longo dos anos, percebidos pelos arquivos, onde Schellemberg (2006) nos auxiliou. Entendemos, que tal legado, necessita ser prestigiado não somente pela sociedade, como também pela comunidade científica. Cette recherche vise à comprendre comment le réseau de création de l'amazonien Aníbal Beça a été constitué dans ses archives personnelles. Pendant quatre ans, nous avons catalogué 551 documents de 1930 à 2010, parmi lesquels: journaux, manuscrits, dessins, interviews, lettres, photos, compositions, prix et poèmes. Les archives représentent la mémoire et l'identité, qui révèlent des situations historiques et permettent de construire le parcours créatif d'un artiste. Afin de comprendre le réseau de création, nous avons utilisé Salles (2004, 2006, 2008 et 2016) comme apport théorique. Nous apprécions également la vision théorique de la complexité d'Edgar Morin (2000, 2007 et 2008) comme fondement et contribution pour que ce travail devienne accessible, car l'examen de ces documents affirment qu'Aníbal Beça était un amazonien qui a consacré toute sa vie à l'esthétique, et qui a parcouru les arts plastiques, la littérature, la musique, et même s'est battu pour la culture du Nord, cherchant toujours un espace pour lui-même et pour ses amis du même parcours. Ses traces sont comme des indices qui ont favorisé son parcours au fil des ans, perçus par les archives, où Schellemberg (2006) nous a aidés. Nous comprenons qu'un tel héritage doit être honoré non seulement par la société, mais aussi par la communauté scientifique. 2023-07-25T14:55:17Z 2022-11-29 Tese ALMEIDA, Sandra Oliveira de. Rede da criação: o arquivo pessoal de Aníbal Beça. 2022. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9508 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo a rede de criação do amazonense Aníbal Beça é constituída em seu arquivo pessoal. Ao longo de quatro anos realizamos a catalogação de 551 documentos entre os anos 1930 a 2010, dentre eles: jornais, manuscritos, desenhos, entrevista, cartas, fotos composições, premiações e poemas. Os arquivos retratam memória e identidade, que revelam situações históricas e permitem a construção do percurso de criação de um artista. Para compreender a rede de criação, utilizamos como aporte teórico Salles (2004, 2006, 2008 e 2016). Também apreciamos o olhar teórico da complexidade de Edgar Morin (2000, 2007 e 2008) como fundamentação e contribuição para que este trabalho se tornasse acessível, pois o exame desses documentos afirma com propriedade que Aníbal Beça fora um amazonense que dedicou toda sua vida a estética, passeou pelas artes plásticas, literatura, música, e ainda militou pela cultura nortista, sempre buscando espaço para si e para seus amigos de mesma jornada. Seus rastros são como pistas que fomentaram sua caminhada ao longo dos anos, percebidos pelos arquivos, onde Schellemberg (2006) nos auxiliou. Entendemos, que tal legado, necessita ser prestigiado não somente pela sociedade, como também pela comunidade científica. |
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