/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação Física escolar: desafios e possibilidades do uso das TDICS no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19
A pandemia ficará para a história, porque milhões de pessoas em todo o mundo foram isoladas das salas de aula devido às medidas de confinamento para conter a propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Para dar continuidade aos processos de formação, de ensino e de aprendizagem, órgã...
Autor principal: | Carvalho, Ualisson Cleiton |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1191321729443519, https://orcid.org/0000-0002-6933-9083 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9684 |
Resumo: |
---|
A pandemia ficará para a história, porque milhões de pessoas em todo o mundo foram
isoladas das salas de aula devido às medidas de confinamento para conter a propagação do
vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Para dar continuidade aos processos de
formação, de ensino e de aprendizagem, órgãos de saúde e os governos recomendaram o
uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como principal
ferramenta para o desenvolvimento do trabalho educativo em todos os níveis. Tendo em conta
a diversidade de situações em que as TDICs podem ser aplicadas, esta deve ser utilizada
descartando a simples consideração do próprio meio e a sua seleção para um determinado
contexto, mas deve ser feita com base nos outros componentes do processo de ensino e de
aprendizagem. A eficácia das mídias didáticas dependerá da forma como são utilizadas em
cada contexto e situação educacional, elemento que é levado em consideração na pesquisa
ao utilizá-las para o ensino de Educação Física. Desta forma, o objetivo desta dissertação foi
analisar os desafios e possibilidades vivenciados pelos professores de Educação Física
escolar no uso de TDICs, durante o Ensino Remoto, na Pandemia da COVID-19. A pesquisa
caracteriza-se como uma abordagem exploratória, descritiva e qualitativa. Trata-se de uma
pesquisa que analisou inicialmente os documentos educacionais nacionais além de
documentação específica voltada para a formação continuada dos professores na pandemia,
seguida de ida à campo, utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada com
professores que ministraram a disciplina de Educação Física, no Ensino Fundamental I,
durante a pandemia. Para a análise dos dados qualitativos utilizou-se a Análise de Conteúdo
(BARDIN, 2010). Os resultados apontam diferentes classificações de vantagens,
desvantagens e dificuldades entre professores. Falta de equipamento adequado em casa,
falta de treinamento para uso de TDIC, assim como o uso de diferentes plataformas para o
ensino on-line estiveram entre as maiores dificuldades durante o ensino on-line. Entre as
vantagens destaca-se a oportunidade em aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas. Os
dados encontrados podem ser úteis para orientar as políticas educacionais e promover o
desenvolvimento de estratégias eficazes de ensino e de aprendizagem em situações de crise
sanitária. O problema da pesquisa engloba a seguinte questão: quais os desafios e
possibilidades vivenciados por professores do Ensino Fundamental no uso das TDICs na
disciplina Educação Física diante da realidade da COVID-19? |