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Tese
O Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas estaduais em Manaus: concepções em jogo e promessas não cumpridas
Este estudo está inserido na linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino de Manaus, no período de 2012 a 2017. A pesquisa foi...
Autor principal: | Ferreira, Janilce Negreiros |
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Outros Autores: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=329DB4F380E1C511188DBD06426AB9BE, https://orcid.org/0000-0003-3289-7708 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96242023-08-30T05:03:40Z O Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas estaduais em Manaus: concepções em jogo e promessas não cumpridas The Innovative High School Program in state public schools in Manaus: Conceptions at stake and unfulfilled promises Ferreira, Janilce Negreiros Mourão, Arminda Rachel Botelho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=329DB4F380E1C511188DBD06426AB9BE http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do Lopes, Camila Ferreira da Silva Salazar, Deuzilene Marques Araújo, José Júlio César do Nascimento https://orcid.org/0000-0003-3289-7708 Educação integral - Manaus (AM) Ensino médio CIENCIAS HUMANAS Ensino médio Políticas públicas educacionais Educação integral Educação em tempo integral Este estudo está inserido na linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino de Manaus, no período de 2012 a 2017. A pesquisa foi financiada pelo CNPq, teve como pressuposto epistemológico o materialismo histórico-dialético, no qual a compreensão da realidade histórica do homem é condição inicial de apreensão tanto da unidade, quanto da totalidade do fenômeno social estudado. Com base nos referenciais teóricos e nos marcos regulatórios, discutiu-se as políticas públicas para o ensino médio, trazendo a atuação dos organismos ou agências multilaterais no direcionamento da política educacional brasileira. Além disso, examinou-se os princípios e as diretrizes do ensino médio. Abordou-se as concepções acerca da educação integral, ressaltando a educação tecnológica ou politecnia como base formativa de educação integral para o ensino médio, destacando a omnilateralidade como processo concreto da emancipação humana. Debateu-se a implantação do “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino do Amazonas, fundamentado em fontes documentais. Com isso, analisou-se os resultados da pesquisa empírica, realizada em duas escolas da rede pública estadual de Manaus, na qual confirmou-se a seguinte tese: o “Programa Ensino Médio Inovador", implantado no sistema público estadual de ensino do Amazonas não consolidou uma proposta de educação em tempo integral, tampouco de educação integral; talvez tenha alcançado a permanência e uma frágil melhoria dos índices de desempenho escolar dos alunos do ensino médio, da rede pública estadual do Amazonas. This study is inserted in line 2 – Education, Public Policies and Regional Development, of the Graduate Program in Education of the Federal University of Amazonas, analyzes the "Innovative High School Program", in the Manaus state education system, in the period from 2012 to 2017. The research had as epistemological presupposition the historical-dialectical materialism, in which the understanding of the historical reality of man is an initial condition of apprehension of both unity and the totality of the social phenomenon studied. Based on theoretical references and regulatory frameworks, public policies for high school were discussed, bringing the performance of multilateral agencies or agencies in the direction of Brazilian educational policy. In addition, the principles and guidelines of high school were examined. The conceptions about integral education were addressed, emphasizing technological or polytechnic education as a formative basis of integral education for high school, highlighting omnilaterality as a concrete process of human emancipation. The implementation of the "Innovative High School Program" in the state education system of Amazonas, based on documentary sources, was discussed. With this, we analyzed the results of the empirical research, carried out in two schools of the Manaus state public network, in which the following thesis was confirmed: the "Innovative High School Program", implemented in the state public system of Amazonas education did not consolidate a proposal for full-time education, nor full education; only achieved permanence and a fragile improvement in the school performance indexes of high school students, of the state public network of Amazonas. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2023-08-29T14:40:11Z 2022-12-16 Tese FERREIRA, Janilce Negreiros. O Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas estaduais em Manaus: concepções em jogo e promessas não cumpridas. 2022. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9624 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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Este estudo está inserido na linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino de Manaus, no período de 2012 a 2017. A pesquisa foi financiada pelo CNPq, teve como pressuposto epistemológico o materialismo histórico-dialético, no qual a compreensão da realidade histórica do homem é condição inicial de apreensão tanto da unidade, quanto da totalidade do fenômeno social estudado. Com base nos referenciais teóricos e nos marcos regulatórios, discutiu-se as políticas públicas para o ensino médio, trazendo a atuação dos organismos ou agências multilaterais no direcionamento da política educacional brasileira. Além disso, examinou-se os princípios e as diretrizes do ensino médio. Abordou-se as concepções acerca da educação integral, ressaltando a educação tecnológica ou politecnia como base formativa de educação integral para o ensino médio, destacando a omnilateralidade como processo concreto da emancipação humana. Debateu-se a implantação do “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino do Amazonas, fundamentado em fontes documentais. Com isso, analisou-se os resultados da pesquisa empírica, realizada em duas escolas da rede pública estadual de Manaus, na qual confirmou-se a seguinte tese: o “Programa Ensino Médio Inovador", implantado no sistema público estadual de ensino do Amazonas não consolidou uma proposta de educação em tempo integral, tampouco de educação integral; talvez tenha alcançado a permanência e uma frágil melhoria dos índices de desempenho escolar dos alunos do ensino médio, da rede pública estadual do Amazonas. |
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