Dissertação

Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente

Este trabalho buscou compreender a importância do programa Residência Pedagógica para a formação inicial dos acadêmicos de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, evidenciando a contribuição do programa para a construção dos saberes docentes experienciais por meio da percepção dos residentes....

ver descrição completa

Autor principal: Cunha, Matheus Ferreira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5184087826877944
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9642
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9642
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96422023-09-01T05:03:46Z Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente Cunha, Matheus Ferreira da Nogueira, Amélia Regina Nogueira http://lattes.cnpq.br/5184087826877944 http://lattes.cnpq.br/8136324837437755 Fortes, Mircia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4896746518476681 Carvalho, Ednea do Nascimento http://lattes.cnpq.br/7125890853681726 Professores - Formação Professores - Geografia CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA Saber docente experiencial Residência pedagógica Geografia Formação de professores UFAM Este trabalho buscou compreender a importância do programa Residência Pedagógica para a formação inicial dos acadêmicos de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, evidenciando a contribuição do programa para a construção dos saberes docentes experienciais por meio da percepção dos residentes. Os sujeitos desta pesquisa foram os residentes que participaram do edital CAPES nº 06/2018, referente, portanto, aos anos de 2018-2019. A pesquisa é de caráter qualitativa, tomando por referência a discussão sobre a percepção com base nas leituras de Yi-Fu Tuan (1980) no qual os aspectos subjetivos e pessoais são valorizados nos estudos da Geografia. O trabalho caracteriza-se como descritivo dentro de uma abordagem fenomenológica (DARTIGUES, 1992). Os dados coletados através das entrevistas dos residentes da UFAM foram compreendidos a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Cabe ponderar que o os resultados mostraram que o programa se destaca como um mecanismo formativo no qual busca correlacionar a IES e as escolas na tentativa de proporcionar uma formação de professores inicial significativa, na qual o residente possa vivenciar seu futuro espaço trabalho, se preparando de modo efetivo por meio da imersão proposta no programa. A IES tem um papel fundamental no programa, uma vez que é a responsável em organizar formações e eventos no qual contribuam para a formação dos professores. A escola também tem uma funcionalidade essencial, pois é nela que os residentes por meio da ambientação e imersão, observações e acompanhamento nas escolas sob a orientação dos professores de campo, se iniciam na produção de saberes e fazeres experiências. This work sought to understand the importance of the Pedagogical Residency program for the initial training of Geography students at the Federal University of Amazonas, highlighting the program's contribution to the construction of experiential teaching knowledge through the residents' perception. The subjects of this research were the residents who participated in CAPES public notice nº 06/2018, referring, therefore, to the years 2018-2019. The research is of a qualitative nature, taking as reference the discussion about perception based on the readings of Yi-Fu Tuan (1980) in which subjective and personal aspects are valued in Geography studies. The work is characterized as descriptive within a phenomenological approach (DARTIGUES, 1992). Data collected through interviews with UFAM residents were understood from content analysis (BARDIN, 2006). It should be noted that the results showed that the program stands out as a training mechanism in which it seeks to correlate the HEI and the schools in an attempt to provide significant initial teacher training, in which the resident can experience his future workspace, preparing himself effectively through the immersion proposed in the program. The IES plays a fundamental role in the program, since it is responsible for organizing training and events that contribute to the training of teachers. The school also has an essential functionality, as it is there that residents, through setting and immersion, observations and monitoring in schools under the guidance of field teachers, begin to produce knowledge and experience. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-08-31T14:17:10Z 2023-07-26 Dissertação CUNHA, Matheus Ferreira. Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9642 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores - Formação
Professores - Geografia
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Saber docente experiencial
Residência pedagógica
Geografia
Formação de professores
UFAM
spellingShingle Professores - Formação
Professores - Geografia
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Saber docente experiencial
Residência pedagógica
Geografia
Formação de professores
UFAM
Cunha, Matheus Ferreira da
Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
topic_facet Professores - Formação
Professores - Geografia
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA
Saber docente experiencial
Residência pedagógica
Geografia
Formação de professores
UFAM
description Este trabalho buscou compreender a importância do programa Residência Pedagógica para a formação inicial dos acadêmicos de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, evidenciando a contribuição do programa para a construção dos saberes docentes experienciais por meio da percepção dos residentes. Os sujeitos desta pesquisa foram os residentes que participaram do edital CAPES nº 06/2018, referente, portanto, aos anos de 2018-2019. A pesquisa é de caráter qualitativa, tomando por referência a discussão sobre a percepção com base nas leituras de Yi-Fu Tuan (1980) no qual os aspectos subjetivos e pessoais são valorizados nos estudos da Geografia. O trabalho caracteriza-se como descritivo dentro de uma abordagem fenomenológica (DARTIGUES, 1992). Os dados coletados através das entrevistas dos residentes da UFAM foram compreendidos a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Cabe ponderar que o os resultados mostraram que o programa se destaca como um mecanismo formativo no qual busca correlacionar a IES e as escolas na tentativa de proporcionar uma formação de professores inicial significativa, na qual o residente possa vivenciar seu futuro espaço trabalho, se preparando de modo efetivo por meio da imersão proposta no programa. A IES tem um papel fundamental no programa, uma vez que é a responsável em organizar formações e eventos no qual contribuam para a formação dos professores. A escola também tem uma funcionalidade essencial, pois é nela que os residentes por meio da ambientação e imersão, observações e acompanhamento nas escolas sob a orientação dos professores de campo, se iniciam na produção de saberes e fazeres experiências.
author_additional Nogueira, Amélia Regina Nogueira
author_additionalStr Nogueira, Amélia Regina Nogueira
format Dissertação
author Cunha, Matheus Ferreira da
author2 http://lattes.cnpq.br/5184087826877944
author2Str http://lattes.cnpq.br/5184087826877944
title Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
title_short Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
title_full Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
title_fullStr Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
title_full_unstemmed Programa Residência Pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
title_sort programa residência pedagógica: buscando caminhos para a construção do saber docente
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9642
_version_ 1831970223256764416
score 11.753896