Dissertação

A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais

A presente pesquisa trata-se de uma narrativa (auto)biográfica, onde busco narrar a minha trajetória acadêmica e profissional no ensino público no Estado do Amazonas, a qual foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha d...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Ademar Vieira dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4958861138999989, https://orcid.org/0000-0002-2024-9554
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9645
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9645
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96452023-09-01T05:03:53Z A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais Santos, Ademar Vieira dos Borges, Heloisa da Silva http://lattes.cnpq.br/4958861138999989 http://lattes.cnpq.br/9429409939324333 Silva, Thaiany Guedes da http://lattes.cnpq.br/1605473259537850 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Victória, Cláudio Gomes da http://lattes.cnpq.br/6229766004579519 https://orcid.org/0000-0002-2024-9554 Educação básica - Formação Pedagogos - Formação Ensino - Metodologia CIENCIAS HUMANAS Formação de Professor em Pedagogia Processo Formativo Pesquisa Narrativa A presente pesquisa trata-se de uma narrativa (auto)biográfica, onde busco narrar a minha trajetória acadêmica e profissional no ensino público no Estado do Amazonas, a qual foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos. Surge a partir do seguinte questionamento: como se constituiu o meu processo formativo de pedagogo na articulação entre o ser e o trabalho pedagógico vivenciado como profissional na Educação Básica e no Ensino Superior no Estado no Amazonas? Para tanto, tem como o objetivo geral: Narrar a constituição do meu processo formativo de pedagogo na articulação entre o ser e o trabalho pedagógico vivenciado como profissional na Educação Básica e Ensino Superior no Estado do Amazonas. Nesse processo, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: Descrever como se deu a trajetória no campo educacional, desde o ingresso na escola básica até o acesso ao Ensino Superior no curso de licenciatura em pedagogia da FACED/UFAM. Refletir sobre o processo de (auto)forma-se professor a partir da minha atuação de pedagogo da Educação Básica e do Ensino Superior no Estado do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Coutinho, 2014; Oliveira, 2007; Yin, 2003), com delineamento metodológico da pesquisa narrativa do tipo (auto)biográfica (Ferreira, 2006; Gozanga, 2021), onde narro algumas vivências formativas e experiências profissionais no decorrer da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, por meio de descrição e reflexão desse processo formativo no campo educacional constituído no ensino público no contexto amazônico. Portanto, conclui-se, que minhas narrativas (auto)biográfica de formação de professor, se constituem como processo filosófico, cultural, político e emancipatório e, nesse sentido, assumiu um caráter pedagógico cientifico comprometido com a formação de de professores, consequentemente, de cidadãos no contexto amazônico. The present research is a (self) biographical narrative, where I seek to narrate my academic and professional trajectory in public education in the State of Amazonas, which was developed with the Graduate Program in Education (PPGE), of the Federal University of Amazonas (UFAM), in Research Line 3: Training and Praxis of the Educator in the Face of Amazonian Challenges. It arises from the following question: how was my pedagogue training process constituted in the articulation between being and pedagogical work experienced as a professional in basic education and higher education in the State of Amazonas? To this end, the general objective is: To narrate the constitution of my pedagogue training process in the articulation between being and pedagogical work experienced as a professional in Basic Education and Higher Education in the State of Amazonas. In this process, the following specific objectives were developed: Describe how the trajectory in the educational field took place, from entering basic school to accessing Higher Education in the pedagogy degree course at FACED / UFAM. Reflect on the process of (self) teacher training from my performance as a pedagogue of Basic Education and Higher Education in the State of Amazonas. This is a qualitative approach research (Coutinho, 2014; Oliveira, 2007; Yin, 2003), with a methodological design of narrative research of the (auto)biographical type (Ferreira, 2006; Gozanga, 2021), where I narrate some formative experiences and professional experiences during my personal, academic and professional trajectory, through description and reflection of this formative process in the educational field constituted in public education in the Amazonian context. Therefore, it is concluded that my (auto)biographical narratives of teacher training constitute a philosophical, cultural, political and emancipatory process and, in this sense, assumed a scientific pedagogical character committed to the formation of citizens, consequently, of teachers in the Amazonian context. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-08-31T14:29:04Z 25-12-14 Dissertação Santos, Ademar Vieira dos. A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais. 2023. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9645 por Acesso Aberto application/msword application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação básica - Formação
Pedagogos - Formação
Ensino - Metodologia
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professor em Pedagogia
Processo Formativo
Pesquisa Narrativa
spellingShingle Educação básica - Formação
Pedagogos - Formação
Ensino - Metodologia
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professor em Pedagogia
Processo Formativo
Pesquisa Narrativa
Santos, Ademar Vieira dos
A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
topic_facet Educação básica - Formação
Pedagogos - Formação
Ensino - Metodologia
CIENCIAS HUMANAS
Formação de Professor em Pedagogia
Processo Formativo
Pesquisa Narrativa
description A presente pesquisa trata-se de uma narrativa (auto)biográfica, onde busco narrar a minha trajetória acadêmica e profissional no ensino público no Estado do Amazonas, a qual foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos. Surge a partir do seguinte questionamento: como se constituiu o meu processo formativo de pedagogo na articulação entre o ser e o trabalho pedagógico vivenciado como profissional na Educação Básica e no Ensino Superior no Estado no Amazonas? Para tanto, tem como o objetivo geral: Narrar a constituição do meu processo formativo de pedagogo na articulação entre o ser e o trabalho pedagógico vivenciado como profissional na Educação Básica e Ensino Superior no Estado do Amazonas. Nesse processo, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: Descrever como se deu a trajetória no campo educacional, desde o ingresso na escola básica até o acesso ao Ensino Superior no curso de licenciatura em pedagogia da FACED/UFAM. Refletir sobre o processo de (auto)forma-se professor a partir da minha atuação de pedagogo da Educação Básica e do Ensino Superior no Estado do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Coutinho, 2014; Oliveira, 2007; Yin, 2003), com delineamento metodológico da pesquisa narrativa do tipo (auto)biográfica (Ferreira, 2006; Gozanga, 2021), onde narro algumas vivências formativas e experiências profissionais no decorrer da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, por meio de descrição e reflexão desse processo formativo no campo educacional constituído no ensino público no contexto amazônico. Portanto, conclui-se, que minhas narrativas (auto)biográfica de formação de professor, se constituem como processo filosófico, cultural, político e emancipatório e, nesse sentido, assumiu um caráter pedagógico cientifico comprometido com a formação de de professores, consequentemente, de cidadãos no contexto amazônico.
author_additional Borges, Heloisa da Silva
author_additionalStr Borges, Heloisa da Silva
format Dissertação
author Santos, Ademar Vieira dos
author2 http://lattes.cnpq.br/4958861138999989
https://orcid.org/0000-0002-2024-9554
author2Str http://lattes.cnpq.br/4958861138999989
https://orcid.org/0000-0002-2024-9554
title A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
title_short A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
title_full A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
title_fullStr A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
title_full_unstemmed A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
title_sort constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9645
_version_ 1831970223846064128
score 11.753735