Dissertação

O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação

As tecnologias da informação fazem parte do cotidiano da sociedade, e os educadores de Geografia estão inseridos nessa dinâmica digital. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da interação de realidade virtual no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de geogr...

ver descrição completa

Autor principal: Machado, Eduardo Alves
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0559251226899867
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
TIC
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9717
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9717
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-97172023-09-28T05:03:44Z O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação Machado, Eduardo Alves Vaz, Marcos André Braz http://lattes.cnpq.br/0559251226899867 http://lattes.cnpq.br/4734503770986416 Araújo, Fernando Alves de Oliveira, Angela Maria Gonçalves de Realidade virtual na educação Realidade virtual - Geografia CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA TIC Google Cardboard Práticas Pedagógicas Ensino de Geografia As tecnologias da informação fazem parte do cotidiano da sociedade, e os educadores de Geografia estão inseridos nessa dinâmica digital. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da interação de realidade virtual no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de geografia, suas possibilidades e desafios diante da realidade amazônica. Para tal, foi aplicado um questionário de maneira quantitativa, para professores de Geografia que já atuam ou já atuaram lecionando. Foi aplicado questionário online via Google Forms onde 27 professores responderam, e os dados obtidos foram analisados e correlacionados entre si. Foi possível identificar que os professores têm interesse e acreditam na relevância da apropriação e do uso da realidade virtual em sala de aula no ensino de Geografia. A pesquisa mostra também, positivamente, a possibilidade e a intenção do uso deste recurso pela maioria dos professores. Information an communications technologies are part of society's daily life, and Geography educators are part of this digital dynamic. This research aimed to analyze the use of virtual reality interaction in the development of pedagogical practices focused on geography, its possibilities and challenges in the face of the Amazonian reality. To this end, a quantitative questionnaire was applied to Geography teachers for state and public schools in the state of Amazonas. An online questionnaire was applied via Google Forms where 27 teachers responded, and the data obtained were analyzed and correlated with each other. It was possible to identify that teachers are interested and believe in the relevance of appropriating and using virtual reality in the classroom in teaching Geography. The survey also shows, positively, the possibility and intention of using this resource by most teachers. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-09-27T16:57:07Z 2023-06-23 Dissertação MACHADO, Eduardo Alves. O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação. 2023. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) -Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9717 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Realidade virtual na educação
Realidade virtual - Geografia
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
TIC
Google Cardboard
Práticas Pedagógicas
Ensino de Geografia
spellingShingle Realidade virtual na educação
Realidade virtual - Geografia
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
TIC
Google Cardboard
Práticas Pedagógicas
Ensino de Geografia
Machado, Eduardo Alves
O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
topic_facet Realidade virtual na educação
Realidade virtual - Geografia
CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
TIC
Google Cardboard
Práticas Pedagógicas
Ensino de Geografia
description As tecnologias da informação fazem parte do cotidiano da sociedade, e os educadores de Geografia estão inseridos nessa dinâmica digital. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da interação de realidade virtual no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de geografia, suas possibilidades e desafios diante da realidade amazônica. Para tal, foi aplicado um questionário de maneira quantitativa, para professores de Geografia que já atuam ou já atuaram lecionando. Foi aplicado questionário online via Google Forms onde 27 professores responderam, e os dados obtidos foram analisados e correlacionados entre si. Foi possível identificar que os professores têm interesse e acreditam na relevância da apropriação e do uso da realidade virtual em sala de aula no ensino de Geografia. A pesquisa mostra também, positivamente, a possibilidade e a intenção do uso deste recurso pela maioria dos professores.
author_additional Vaz, Marcos André Braz
author_additionalStr Vaz, Marcos André Braz
format Dissertação
author Machado, Eduardo Alves
author2 http://lattes.cnpq.br/0559251226899867
author2Str http://lattes.cnpq.br/0559251226899867
title O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
title_short O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
title_full O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
title_fullStr O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
title_full_unstemmed O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
title_sort o uso da realidade virtual no ensino de geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9717
_version_ 1831970221645103104
score 11.753735