/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas
A Indústria 4.0 trouxe uma nova tendência industrial, envolvendo avanços tecnológicos significativos em diversas áreas. Em meio a esta nova revolução, os profissionais terão que se aprimorar cada vez mais buscando conhecimento. O processo de digitalização e automatização da Indústria provocou mudanç...
Autor principal: | Filgueira, Gabriela de Oliveira Araújo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6477440421003691 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9731 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9731 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-97312023-10-05T05:03:44Z Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas Filgueira, Gabriela de Oliveira Araújo Oliveira, Marcelo Albuquerque de http://lattes.cnpq.br/6477440421003691 http://lattes.cnpq.br/3181349086683086 Veroneze, Gabriela de Mattos http://lattes.cnpq.br/7618110454351589 Sousa, Sara Raquel Gomes de http://lattes.cnpq.br/4078237633226142 Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação - Efeito das inovações tecnológicas ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indústria 4.0 Avanços Tecnológicos Educação 4.0 A Indústria 4.0 trouxe uma nova tendência industrial, envolvendo avanços tecnológicos significativos em diversas áreas. Em meio a esta nova revolução, os profissionais terão que se aprimorar cada vez mais buscando conhecimento. O processo de digitalização e automatização da Indústria provocou mudanças significativas na sociedade, incluindo a Educação. Nesse contexto percebeu-se a necessidade de uma formação educacional mais alinhada a esses novos avanços. As necessidades atuais do ambiente profissional geraram o argumento de que o ensino, a escolarização e a formação educacional devem se integrar ao panorama das inovações tecnológicas recentes que definem a indústria 4.0, reiterando a importância de uma atualização na qualificação dos profissionais do futuro. Desta forma, o desenvolvimento de habilidades ligadas à criatividade, inovação, espírito empreendedor e solução de problemas devem ser o centro dos métodos de ensino, como uma resposta à situação atual e às projeções que apontam a necessidade de revisar e ajustar os modelos institucionais e pedagógicos atuais. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi examinar a metodologia pedagógica dos cursos da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas e, posteriormente, relacioná-lo com os conceitos da Educação 4.0. Para tanto, conduziu-se uma análise de caso descritiva fundamentada em informações qualitativas e quantitativas obtidas através de questionários do Google Forms. A investigação abrangeu dois grupos distintos: professores e alunos de doze cursos. O estudo ocorreu no intervalo entre maio e julho de 2023 e os dados recolhidos refletem as perspectivas desses grupos sobre temas pertinentes aos métodos de ensino e aprendizado dos alunos. Os professores expressaram a opinião de que o perfil dos alunos que atualmente ingressam na educação tecnológica necessita de alterações nas estratégias de ensino e evidenciaram a necessidade de uma ruptura com o modelo convencional, no qual práticas inovadoras se apresentam como uma opção com maior potencial para cultivar as habilidades profissionais requeridas para o exercício de uma profissão. A análise permitiu concluir que já foram implementadas algumas ações da Educação 4.0 nos cursos avaliados, como o uso de tecnologias de informação e comunicação e a incorporação de algumas metodologias ativas. Contudo, ainda há necessidade de algumas adequações. Por último, inovar na educação pode não ser uma tarefa simples, mas é emergente e essencial para romper paradigmas em meio a um panorama de constantes transformações em todos os campos do conhecimento, especialmente nos cursos de formação profissional. Industry 4.0 has brought about a new industrial trend, involving significant technological advancements in various areas. Amidst this new revolution, professionals will need to continuously improve themselves by seeking knowledge. The process of digitization and automation in the industry has caused significant changes in society, including education. In this context, the need for an educational curriculum aligned with these new advancements became evident. The current requirements of the professional area have led to the argument that teaching, schooling, and educational training should integrate with the recent technological innovations that define Industry 4.0, emphasizing the importance of upgrading the skills of future professionals. Therefore, the development of skills related to creativity, innovation, entrepreneurial spirit, and problem-solving should be at the core of teaching methods, as a response to the current situation and projections that indicate the need to review and adjust current institutional and pedagogical models. By the way, this research examines the pedagogical methodologies of the courses offered by the Faculty of Technology at the Federal University of Amazonas and subsequently relates it to the concepts of Education 4.0. For this purpose, a descriptive case analysis was conducted, based on qualitative and quantitative information obtained through Google Forms questionnaires. The investigation covered two distinct groups: teachers and students from the technological courses. The study took place between May and July 2023, and the collected data reflect the perspectives of these groups on topics relevant to teaching and learning methods. The teachers expressed the opinion that the profile of students currently entering technological education requires changes in teaching strategies and highlighted the need for a rupture from the conventional model, where innovative practices present themselves as an option with greater potential to cultivate the professional skills required for a career. The analysis led to the conclusion that some actions of Education 4.0 have already been implemented in the evaluated courses, such as the use of information and communication technologies and the incorporation of some active methodologies. However, there is still a need for further adjustments. Finally, innovating in education may not be a simple task, but it is both urgent and essential to break up paradigms in favor of constant transformations in all fields of knowledge, especially in vocational training courses. 2023-10-04T13:00:27Z 2023-09-22 Dissertação FILGUEIRA, Gabriela de Oliveira Araújo. Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9731 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação - Efeito das inovações tecnológicas ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indústria 4.0 Avanços Tecnológicos Educação 4.0 |
spellingShingle |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação - Efeito das inovações tecnológicas ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indústria 4.0 Avanços Tecnológicos Educação 4.0 Filgueira, Gabriela de Oliveira Araújo Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas |
topic_facet |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Educação - Efeito das inovações tecnológicas ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUCAO Indústria 4.0 Avanços Tecnológicos Educação 4.0 |
description |
A Indústria 4.0 trouxe uma nova tendência industrial, envolvendo avanços tecnológicos significativos em diversas áreas. Em meio a esta nova revolução, os profissionais terão que se aprimorar cada vez mais buscando conhecimento. O processo de digitalização e automatização da Indústria provocou mudanças significativas na sociedade, incluindo a Educação. Nesse contexto percebeu-se a necessidade de uma formação educacional mais alinhada a esses novos avanços. As necessidades atuais do ambiente profissional geraram o argumento de que o ensino, a escolarização e a formação educacional devem se integrar ao panorama das inovações tecnológicas recentes que definem a indústria 4.0, reiterando a importância de uma atualização na qualificação dos profissionais do futuro. Desta forma, o desenvolvimento de habilidades ligadas à criatividade, inovação, espírito empreendedor e solução de problemas devem ser o centro dos métodos de ensino, como uma resposta à situação atual e às projeções que apontam a necessidade de revisar e ajustar os modelos institucionais e pedagógicos atuais. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi examinar a metodologia pedagógica dos cursos da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas e, posteriormente, relacioná-lo com os conceitos da Educação 4.0. Para tanto, conduziu-se uma análise de caso descritiva fundamentada em informações qualitativas e quantitativas obtidas através de questionários do Google Forms. A investigação abrangeu dois grupos distintos: professores e alunos de doze cursos. O estudo ocorreu no intervalo entre maio e julho de 2023 e os dados recolhidos refletem as perspectivas desses grupos sobre temas pertinentes aos métodos de ensino e aprendizado dos alunos. Os professores expressaram a opinião de que o perfil dos alunos que atualmente ingressam na educação tecnológica necessita de alterações nas estratégias de ensino e evidenciaram a necessidade de uma ruptura com o modelo convencional, no qual práticas inovadoras se apresentam como uma opção com maior potencial para cultivar as habilidades profissionais requeridas para o exercício de uma profissão. A análise permitiu concluir que já foram implementadas algumas ações da Educação 4.0 nos cursos avaliados, como o uso de tecnologias de informação e comunicação e a incorporação de algumas metodologias ativas. Contudo, ainda há necessidade de algumas adequações. Por último, inovar na educação pode não ser uma tarefa simples, mas é emergente e essencial para romper paradigmas em meio a um panorama de constantes transformações em todos os campos do conhecimento, especialmente nos cursos de formação profissional. |
author_additional |
Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
author_additionalStr |
Oliveira, Marcelo Albuquerque de |
format |
Dissertação |
author |
Filgueira, Gabriela de Oliveira Araújo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6477440421003691 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6477440421003691 |
title |
Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas |
title_short |
Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas |
title_full |
Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas |
title_fullStr |
Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas |
title_sort |
avaliação dos impactos das tecnologias emergentes na educação: um estudo de caso na faculdade de tecnologia da universidade federal do amazonas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9731 |
_version_ |
1831970248526397440 |
score |
11.753735 |