/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração
A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução d...
Autor principal: | Lima, Rodrigo Ferreira de |
---|---|
Outros Autores: | Indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9755 |
Resumo: |
---|
A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em
consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o
comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações.
Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução de uma sociedade
sustentável são apresentadas. Nesta perspectiva a Educação para o
Desenvolvimento Sustentável – EDS ocupa papel de destaque no intuito de preparar
profissionalmente os jovens para sua inserção dentro desta nova realidade. O
presente trabalho propõe analisar a inserção do desenvolvimento sustentável na
formação técnica integrada em administração no âmbito do IFAM. A metodologia
adotada remete a um estudo de caso e os resultados encontrados indicam que há
alguns conteúdos no PPCT favoráveis à promoção do Desenvolvimento Sustentável
– DS. No entanto, identificaram-se lacunas que sugerem a necessidade de um maior
aprofundamento em relação ao tema. Desta forma, surge como proposta para
contribuir com a oferta de uma formação mais sólida para o alcance da
sustentabilidade um protocolo composto por quatro ações que preconizam: a
necessidade de formação para docentes, a reestruturação de disciplina, a abordagem
de conteúdos sob a perspectiva do DS, e a modificação da área de integração da
matriz curricular. |