Dissertação

O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração

A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução d...

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Autor principal: Lima, Rodrigo Ferreira de
Outros Autores: Indisponível
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9755
Resumo:
A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução de uma sociedade sustentável são apresentadas. Nesta perspectiva a Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS ocupa papel de destaque no intuito de preparar profissionalmente os jovens para sua inserção dentro desta nova realidade. O presente trabalho propõe analisar a inserção do desenvolvimento sustentável na formação técnica integrada em administração no âmbito do IFAM. A metodologia adotada remete a um estudo de caso e os resultados encontrados indicam que há alguns conteúdos no PPCT favoráveis à promoção do Desenvolvimento Sustentável – DS. No entanto, identificaram-se lacunas que sugerem a necessidade de um maior aprofundamento em relação ao tema. Desta forma, surge como proposta para contribuir com a oferta de uma formação mais sólida para o alcance da sustentabilidade um protocolo composto por quatro ações que preconizam: a necessidade de formação para docentes, a reestruturação de disciplina, a abordagem de conteúdos sob a perspectiva do DS, e a modificação da área de integração da matriz curricular.