/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração
A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução d...
Autor principal: | Lima, Rodrigo Ferreira de |
---|---|
Outros Autores: | Indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9755 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9755 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-97552023-10-17T05:04:02Z O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração Lima, Rodrigo Ferreira de Cavalcante, Katia Viana Indisponível http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Araújo, João Maciel de http://lattes.cnpq.br/3014778612329461 Dutra, Jurandir Moura http://lattes.cnpq.br/2235849288384765 Sustentabilidade e meio ambiente Desenvolvimento urbano sustentável OUTROS: CIENCIAS Formação técnica PPCT Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução de uma sociedade sustentável são apresentadas. Nesta perspectiva a Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS ocupa papel de destaque no intuito de preparar profissionalmente os jovens para sua inserção dentro desta nova realidade. O presente trabalho propõe analisar a inserção do desenvolvimento sustentável na formação técnica integrada em administração no âmbito do IFAM. A metodologia adotada remete a um estudo de caso e os resultados encontrados indicam que há alguns conteúdos no PPCT favoráveis à promoção do Desenvolvimento Sustentável – DS. No entanto, identificaram-se lacunas que sugerem a necessidade de um maior aprofundamento em relação ao tema. Desta forma, surge como proposta para contribuir com a oferta de uma formação mais sólida para o alcance da sustentabilidade um protocolo composto por quatro ações que preconizam: a necessidade de formação para docentes, a reestruturação de disciplina, a abordagem de conteúdos sob a perspectiva do DS, e a modificação da área de integração da matriz curricular. The search to establish a balanced development model that takes into account the satisfaction of human needs without, however, the commitment of environmental heritage is a constant debate among nations. Faced with this challenge, several alternatives for achieving a sustainable society are presented. In this perspective, Education for Sustainable Development – ESD occupies a prominent role in order to prepare young people professionally for their insertion within this new reality. The present work proposes to analyze the insertion of sustainable development in the integrated technical training in administration within the scope of IFAM. The adopted methodology refers to a case study and the results found indicate that there are some contents in the PPCT favorable to the promotion of Sustainable Development - SD. However, gaps were identified that suggest the need for greater depth in relation to the subject. In this way, a proposal emerges as a proposal to contribute to the offer of a more solid formation for the achievement of sustainability, a protocol consisting of four actions that advocate: the need for training for teachers, the restructuring of the discipline, the approach of contents from the perspective of the DS, and the modification of the curricular matrix integration area. 2023-10-17T00:00:48Z 2023-08-30 Dissertação LIMA, Rodrigo Ferreira de. O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração. 2023. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9755 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Sustentabilidade e meio ambiente Desenvolvimento urbano sustentável OUTROS: CIENCIAS Formação técnica PPCT Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade |
spellingShingle |
Sustentabilidade e meio ambiente Desenvolvimento urbano sustentável OUTROS: CIENCIAS Formação técnica PPCT Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Lima, Rodrigo Ferreira de O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração |
topic_facet |
Sustentabilidade e meio ambiente Desenvolvimento urbano sustentável OUTROS: CIENCIAS Formação técnica PPCT Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade |
description |
A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em
consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o
comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações.
Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução de uma sociedade
sustentável são apresentadas. Nesta perspectiva a Educação para o
Desenvolvimento Sustentável – EDS ocupa papel de destaque no intuito de preparar
profissionalmente os jovens para sua inserção dentro desta nova realidade. O
presente trabalho propõe analisar a inserção do desenvolvimento sustentável na
formação técnica integrada em administração no âmbito do IFAM. A metodologia
adotada remete a um estudo de caso e os resultados encontrados indicam que há
alguns conteúdos no PPCT favoráveis à promoção do Desenvolvimento Sustentável
– DS. No entanto, identificaram-se lacunas que sugerem a necessidade de um maior
aprofundamento em relação ao tema. Desta forma, surge como proposta para
contribuir com a oferta de uma formação mais sólida para o alcance da
sustentabilidade um protocolo composto por quatro ações que preconizam: a
necessidade de formação para docentes, a reestruturação de disciplina, a abordagem
de conteúdos sob a perspectiva do DS, e a modificação da área de integração da
matriz curricular. |
author_additional |
Cavalcante, Katia Viana |
author_additionalStr |
Cavalcante, Katia Viana |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Rodrigo Ferreira de |
author2 |
Indisponível |
author2Str |
Indisponível |
title |
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração |
title_short |
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração |
title_full |
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração |
title_fullStr |
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração |
title_full_unstemmed |
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração |
title_sort |
o ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9755 |
_version_ |
1831970252008718336 |
score |
11.753735 |