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Dissertação
Os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação amazonense
Este estudo discute os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação amazonense, para entendimento sobre essa análise conceitual, se torna necessário contextualizar o papel da educação no Amazonas e o seu desenvolvimento econômico num esforço de desvelar os meandros da educa...
Autor principal: | Rodrigues, Waldeliz de Freitas |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3185542574548126 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9763 |
Resumo: |
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Este estudo discute os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação
amazonense, para entendimento sobre essa análise conceitual, se torna necessário
contextualizar o papel da educação no Amazonas e o seu desenvolvimento econômico num
esforço de desvelar os meandros da educação na totalidade das relações do plano político econômico. Trata de sua construção que iniciou no descobrimento do Brasil e seu
aperfeiçoamento, mediante o desenvolvimento da sociedade onde a educação se destaca por ser
dinâmica e marcada por propostas políticas, ideológicas, econômicas e sociais. A construção
da historicidade da educação no Amazonas parte do princípio de se considerar a diversidade
sociocultural dos povos dessa região, o conhecimento histórico, suas experiências e como essas
experiências são apreendidas para a produção deste conhecimento. Descrever a existência do
real e os fatos que são objeto de conhecimento histórico, juntamente com as ações humanas do
passado são fáceis de serem indagadas pois as perguntas são feitas a partir do presente com um
olhar nas complexas relações sociais, históricas, políticas, econômicas e culturais, com as quais
se deparam os estudos nas áreas das ciências humanas e sociais. O estado da arte é sustentado
por Norbert Elias, Max, Weber e Durkheim, entre outros que se referem a temática. O objetivo
geral trata de identificar os preceitos civilizatórios na Constituição que norteiam a Educação
Amazonense. Para que essa proposta seja consolidada, tem-se como objetivos específicos
destacar as principais políticas educacionais que conduzem a manutenção do processo
civilizador ocidental no contexto Amazônico, analisar as disciplinas que foram excluídas dos
sistemas educacionais e averiguar as contribuições do processo civilizatório na educação
Amazonense. O estudo relata no seu contexto a relação entre ideologia, poder e educação, por
meio do olhar na educação da região amazônica, e estabelece a relação entre a educação e
especificidades desta população, discute se a proposta do sistema educacional para as áreas
ribeirinhas leva em consideração as particularidades dessa região. Debate o tema educação
vinculado à ação de poder e controle social, abordando a relação entre o saber e poder, ou seja,
o discurso de como a educação deve preparar o homem para ser um cidadão qualificado - para
o trabalho - é na verdade, um discurso ideológico do Estado no sentido de garantir uma
reprodução social, ou seja, a manutenção da sociedade tal como ela está: desigual e injusta,
privilegiando poucos. |