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Dissertação
Os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação amazonense
Este estudo discute os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação amazonense, para entendimento sobre essa análise conceitual, se torna necessário contextualizar o papel da educação no Amazonas e o seu desenvolvimento econômico num esforço de desvelar os meandros da educa...
Autor principal: | Rodrigues, Waldeliz de Freitas |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3185542574548126 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9763 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-97632023-10-20T05:03:44Z Os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação amazonense Rodrigues, Waldeliz de Freitas Matos, Gláucio Campos Gomes de http://lattes.cnpq.br/3185542574548126 http://lattes.cnpq.br/3029233831909914 Justamand, Michel Araújo, Wagner Paiva Educação - Amazônia Educação - Aspectos sociais CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA Processo civilizador Educação Figurações Amazônia Este estudo discute os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação amazonense, para entendimento sobre essa análise conceitual, se torna necessário contextualizar o papel da educação no Amazonas e o seu desenvolvimento econômico num esforço de desvelar os meandros da educação na totalidade das relações do plano político econômico. Trata de sua construção que iniciou no descobrimento do Brasil e seu aperfeiçoamento, mediante o desenvolvimento da sociedade onde a educação se destaca por ser dinâmica e marcada por propostas políticas, ideológicas, econômicas e sociais. A construção da historicidade da educação no Amazonas parte do princípio de se considerar a diversidade sociocultural dos povos dessa região, o conhecimento histórico, suas experiências e como essas experiências são apreendidas para a produção deste conhecimento. Descrever a existência do real e os fatos que são objeto de conhecimento histórico, juntamente com as ações humanas do passado são fáceis de serem indagadas pois as perguntas são feitas a partir do presente com um olhar nas complexas relações sociais, históricas, políticas, econômicas e culturais, com as quais se deparam os estudos nas áreas das ciências humanas e sociais. O estado da arte é sustentado por Norbert Elias, Max, Weber e Durkheim, entre outros que se referem a temática. O objetivo geral trata de identificar os preceitos civilizatórios na Constituição que norteiam a Educação Amazonense. Para que essa proposta seja consolidada, tem-se como objetivos específicos destacar as principais políticas educacionais que conduzem a manutenção do processo civilizador ocidental no contexto Amazônico, analisar as disciplinas que foram excluídas dos sistemas educacionais e averiguar as contribuições do processo civilizatório na educação Amazonense. O estudo relata no seu contexto a relação entre ideologia, poder e educação, por meio do olhar na educação da região amazônica, e estabelece a relação entre a educação e especificidades desta população, discute se a proposta do sistema educacional para as áreas ribeirinhas leva em consideração as particularidades dessa região. Debate o tema educação vinculado à ação de poder e controle social, abordando a relação entre o saber e poder, ou seja, o discurso de como a educação deve preparar o homem para ser um cidadão qualificado - para o trabalho - é na verdade, um discurso ideológico do Estado no sentido de garantir uma reprodução social, ou seja, a manutenção da sociedade tal como ela está: desigual e injusta, privilegiando poucos. This study discusses the civilizing precepts in the constitution that guide education amazonense, to understand this conceptual analysis, it is necessary contextualize the role of education in Amazonas and its economic development in a effort to unveil the intricacies of education in the totality of political-economic relations. It deals with its construction that began with the discovery of Brazil and its improvement, through the development of society where education stands out for being dynamic and marked by political, ideological, economic and social proposals. The construction of the historicity of education in Amazonas is based on the principle of considering diversity sociocultural of the people of this region, the historical knowledge, their experiences and how these experiences are learned to produce this knowledge. Describe the existence of reality and the facts that are the object of historical knowledge, together with the human actions of the past are easy to ask because the questions are asked from the present with a look at the complex social, historical, political, economic and cultural relationships with which studies in the areas of human and social sciences are faced. The state of the art is sustained by Norbert Elias, Max, Weber and Durkheim, among others who refer to the theme. The goal general aims to identify the civilizing precepts in the Constitution that guide Education Amazonense. For this proposal to be consolidated, specific objectives are highlight the main educational policies that lead to the maintenance of the process western civilization in the Amazonian context, analyze the disciplines that were excluded from the educational systems and investigate the contributions of the civilizing process in education Amazonense. The study reports in its context the relationship between ideology, power and education, for through looking at education in the Amazon region, and establishes the relationship between education and specificities of this population, discusses whether the proposal of the educational system for the areas riverside takes into account the particularities of this region. Debate the topic of education linked to the action of power and social control, addressing the relationship between knowledge and power, that is, the discourse on how education should prepare man to be a qualified citizen - to work - is, in fact, an ideological discourse of the State in order to guarantee a social reproduction, that is, the maintenance of society as it is: unequal and unfair, privileging a few. 2023-10-19T14:21:29Z 2023-08-08 Dissertação RODRIGUES, Waldeliz de Freitas. Os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação amazonense. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9763 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Este estudo discute os preceitos civilizatórios na constituição que norteiam a educação
amazonense, para entendimento sobre essa análise conceitual, se torna necessário
contextualizar o papel da educação no Amazonas e o seu desenvolvimento econômico num
esforço de desvelar os meandros da educação na totalidade das relações do plano político econômico. Trata de sua construção que iniciou no descobrimento do Brasil e seu
aperfeiçoamento, mediante o desenvolvimento da sociedade onde a educação se destaca por ser
dinâmica e marcada por propostas políticas, ideológicas, econômicas e sociais. A construção
da historicidade da educação no Amazonas parte do princípio de se considerar a diversidade
sociocultural dos povos dessa região, o conhecimento histórico, suas experiências e como essas
experiências são apreendidas para a produção deste conhecimento. Descrever a existência do
real e os fatos que são objeto de conhecimento histórico, juntamente com as ações humanas do
passado são fáceis de serem indagadas pois as perguntas são feitas a partir do presente com um
olhar nas complexas relações sociais, históricas, políticas, econômicas e culturais, com as quais
se deparam os estudos nas áreas das ciências humanas e sociais. O estado da arte é sustentado
por Norbert Elias, Max, Weber e Durkheim, entre outros que se referem a temática. O objetivo
geral trata de identificar os preceitos civilizatórios na Constituição que norteiam a Educação
Amazonense. Para que essa proposta seja consolidada, tem-se como objetivos específicos
destacar as principais políticas educacionais que conduzem a manutenção do processo
civilizador ocidental no contexto Amazônico, analisar as disciplinas que foram excluídas dos
sistemas educacionais e averiguar as contribuições do processo civilizatório na educação
Amazonense. O estudo relata no seu contexto a relação entre ideologia, poder e educação, por
meio do olhar na educação da região amazônica, e estabelece a relação entre a educação e
especificidades desta população, discute se a proposta do sistema educacional para as áreas
ribeirinhas leva em consideração as particularidades dessa região. Debate o tema educação
vinculado à ação de poder e controle social, abordando a relação entre o saber e poder, ou seja,
o discurso de como a educação deve preparar o homem para ser um cidadão qualificado - para
o trabalho - é na verdade, um discurso ideológico do Estado no sentido de garantir uma
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