/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como u...
Autor principal: | Costa, Francisco Jayme Cordeiro |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0359832070117516, https://orcid.org/0000-0002-8303-1288 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9795 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. Juntando o fazer artístico dos estudantes com a pesquisa científica. Partimos de duas questões norteadoras: Como o lúdico está presente no ensino de música? E na disciplina de Arte como podemos ensinar a história da música de forma atrativa para os alunos e associando a outras linguagens artísticas? O objetivo geral da pesquisa é demonstrar a história da música em quadrinhos como uma proposta didática para auxiliar no ensino de música. Apresentamos um diálogo entre o desenho e a música que resultou em uma proposta viável para representação em quadrinhos da história da música. O processo metodológico é de caráter qualitativo e o método utilizado é o experimental de Gil (2002), e a pedagogia histórico-crítica de Saviani (2011), juntamente com a abordagem triangular de Ana Mae (2010); (2014), e como resultado esse trabalho revelou aspectos motivadores interessantes como o uso do lúdico no ensino de Arte/Música. |