Dissertação

A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola

O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como u...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Francisco Jayme Cordeiro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0359832070117516, https://orcid.org/0000-0002-8303-1288
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9795
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9795
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-97952023-11-07T05:03:49Z A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola The history of music in comic: a methodological proposal for teaching music at school Costa, Francisco Jayme Cordeiro Melo, Lucyanne Afonso de http://lattes.cnpq.br/0359832070117516 http://lattes.cnpq.br/6629182660970020 Kienen, João Gustavo http://lattes.cnpq.br/6260084621108132 Silva Filho, Francisco Carneiro da http://lattes.cnpq.br/0279848656396836 https://orcid.org/0000-0002-8303-1288 Música - Histórias em quadrinhos Arte na educação Música - Execução - História LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Interdisciplinaridade História da música História em quadrinhos Arte e educação O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. Juntando o fazer artístico dos estudantes com a pesquisa científica. Partimos de duas questões norteadoras: Como o lúdico está presente no ensino de música? E na disciplina de Arte como podemos ensinar a história da música de forma atrativa para os alunos e associando a outras linguagens artísticas? O objetivo geral da pesquisa é demonstrar a história da música em quadrinhos como uma proposta didática para auxiliar no ensino de música. Apresentamos um diálogo entre o desenho e a música que resultou em uma proposta viável para representação em quadrinhos da história da música. O processo metodológico é de caráter qualitativo e o método utilizado é o experimental de Gil (2002), e a pedagogia histórico-crítica de Saviani (2011), juntamente com a abordagem triangular de Ana Mae (2010); (2014), e como resultado esse trabalho revelou aspectos motivadores interessantes como o uso do lúdico no ensino de Arte/Música. The present work presents the results of the dissertation research of the Professional Master's Program in Arts Teaching PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM within the line of research: theoretical-methodological approaches to teaching practices. The research elucidated the use of comic books as a methodological proposal for teaching Art/music in the classroom applied in elementary school II – final years at a school, in the city of Manaus, AM. Uniting students’ artistic work with scientific research. We start from two guiding questions: How is playfulness present in music teaching? And in the Art discipline, how can we teach the history of music in an attractive way for students and associating it with other artistic languages? The general objective of the research is to demonstrate the history of music in comics as a didactic proposal to assist in teaching music. We present a dialogue between drawing and music that resulted in a viable proposal for a representation in comics of the history of music. The methodological process is qualitative in nature and the method used is the experimental one of Gil (2002), and the historical-critical pedagogy of Saviani (2011), together with the triangular approach of Ana Mae (2010); (2014), and as a result this work revealed interesting motivating aspects such as the use of play in teaching Art/Music. O trabalho explora uma temática pouco utilizada nas aulas de arte e apresenta uma proposta interdisciplinar que envolve música e desenho o que resultou na história da música em quadrinhos uma nova abordagem, sugestão e alternativa para auxiliar os professsores de artes/música no seu fazer pedagógico em sala de aula. 2023-11-06T17:15:01Z 2023-07-28 Dissertação COSTA, Francisco Jayme Cordeiro. A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola. 2023. 63 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9795 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Música - Histórias em quadrinhos
Arte na educação
Música - Execução - História
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Interdisciplinaridade
História da música
História em quadrinhos
Arte e educação
spellingShingle Música - Histórias em quadrinhos
Arte na educação
Música - Execução - História
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Interdisciplinaridade
História da música
História em quadrinhos
Arte e educação
Costa, Francisco Jayme Cordeiro
A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
topic_facet Música - Histórias em quadrinhos
Arte na educação
Música - Execução - História
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Interdisciplinaridade
História da música
História em quadrinhos
Arte e educação
description O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. Juntando o fazer artístico dos estudantes com a pesquisa científica. Partimos de duas questões norteadoras: Como o lúdico está presente no ensino de música? E na disciplina de Arte como podemos ensinar a história da música de forma atrativa para os alunos e associando a outras linguagens artísticas? O objetivo geral da pesquisa é demonstrar a história da música em quadrinhos como uma proposta didática para auxiliar no ensino de música. Apresentamos um diálogo entre o desenho e a música que resultou em uma proposta viável para representação em quadrinhos da história da música. O processo metodológico é de caráter qualitativo e o método utilizado é o experimental de Gil (2002), e a pedagogia histórico-crítica de Saviani (2011), juntamente com a abordagem triangular de Ana Mae (2010); (2014), e como resultado esse trabalho revelou aspectos motivadores interessantes como o uso do lúdico no ensino de Arte/Música.
author_additional Melo, Lucyanne Afonso de
author_additionalStr Melo, Lucyanne Afonso de
format Dissertação
author Costa, Francisco Jayme Cordeiro
author2 http://lattes.cnpq.br/0359832070117516
https://orcid.org/0000-0002-8303-1288
author2Str http://lattes.cnpq.br/0359832070117516
https://orcid.org/0000-0002-8303-1288
title A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
title_short A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
title_full A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
title_fullStr A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
title_full_unstemmed A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
title_sort história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9795
_version_ 1831970258449072128
score 11.753735