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Dissertação
As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas.
O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos...
Autor principal: | Santos, Prisco Junio Sousa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7201018278324557 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9815 |
Resumo: |
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O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre
elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula
que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja
associada com a realidade dos alunos. Compreender a importância da disciplina de Artes nos
processos de desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes da Educação Básica é
fundamental para propor novas discussões a respeito dessa temática, seja em âmbito acadêmico
ou em âmbito escolar. Visando novas possibilidades pedagógicas, a pesquisa apresentada neste
trabalho tem como principal objetivo analisar a prática pedagógica do ensino de Artes das
turmas de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Manaus. Referente
aos objetivos específicos, buscou-se registrar os significados da cultura amazônica retratados
nas letras das toadas como potencial mediador para o ensino e a aprendizagem de conteúdos
curriculares, identificar como ocorre a presença da música nos planejamentos e na prática
pedagógica dos professores das turmas do Ensino Fundamental I e elaborar um recurso
pedagógico com propostas de trabalho para os 4º e 5º Anos a partir das análises e das
observações em sala de aula. Para isso, a pesquisa foi caracterizada como qualitativa utilizando
o método de estudo de caso e sendo realizada em uma escola pública da cidade de Manaus,
Amazonas. Os resultados obtidos demonstram que a apesar de estar presente no plano
pedagógico da escola, a música enquanto recurso ainda carece ser (re)pensada durante as
atividades propostas aos alunos, valorizando seu caráter histórico, sua tradição e cultura. Há
necessidade de valorização da cultura Amazônida no currículo e práticas escolares. Destaca-se
a importância de novas discussões a respeito do ensino de Artes por meio de metodologias
ativas, onde os alunos são o centro do processo de aprendizagem e que tenham voz para alcançar
habilidades de expressão, reconhecimento, participação e comunicação por meio de diferentes
linguagens |