Dissertação

As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas.

O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos...

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Autor principal: Santos, Prisco Junio Sousa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7201018278324557
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9815
Resumo:
O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos alunos. Compreender a importância da disciplina de Artes nos processos de desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes da Educação Básica é fundamental para propor novas discussões a respeito dessa temática, seja em âmbito acadêmico ou em âmbito escolar. Visando novas possibilidades pedagógicas, a pesquisa apresentada neste trabalho tem como principal objetivo analisar a prática pedagógica do ensino de Artes das turmas de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Manaus. Referente aos objetivos específicos, buscou-se registrar os significados da cultura amazônica retratados nas letras das toadas como potencial mediador para o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares, identificar como ocorre a presença da música nos planejamentos e na prática pedagógica dos professores das turmas do Ensino Fundamental I e elaborar um recurso pedagógico com propostas de trabalho para os 4º e 5º Anos a partir das análises e das observações em sala de aula. Para isso, a pesquisa foi caracterizada como qualitativa utilizando o método de estudo de caso e sendo realizada em uma escola pública da cidade de Manaus, Amazonas. Os resultados obtidos demonstram que a apesar de estar presente no plano pedagógico da escola, a música enquanto recurso ainda carece ser (re)pensada durante as atividades propostas aos alunos, valorizando seu caráter histórico, sua tradição e cultura. Há necessidade de valorização da cultura Amazônida no currículo e práticas escolares. Destaca-se a importância de novas discussões a respeito do ensino de Artes por meio de metodologias ativas, onde os alunos são o centro do processo de aprendizagem e que tenham voz para alcançar habilidades de expressão, reconhecimento, participação e comunicação por meio de diferentes linguagens