Dissertação

O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública

Esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor e como específicos analisar seus discursos sobre afetividade e refletir sobre os aspectos afetivos nessa relação. O refer...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Leandro Rodrigo Almeida da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9330456674736645
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9851
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9851
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98512023-12-01T05:03:47Z O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública Silva, Leandro Rodrigo Almeida da Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/9330456674736645 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Souza, Sérgio Augusto Freire http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 Silva, Maristela Barbosa Silveira http://lattes.cnpq.br/6723800597603631 Professores e alunos Afeto (Psicologia) Linguagem e línguas - Estudo e ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Discurso Afetividade Relação aluno e professor Esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor e como específicos analisar seus discursos sobre afetividade e refletir sobre os aspectos afetivos nessa relação. O referencial teórico que embasou o trabalho se constituiu por estudos voltados ao discurso sob a perspectiva crítica (FAIRCLOUGH, 1992/2001, 2003, 2001; GEE, 1990, 1996, 2005) e à afetividade (ALMEIDA; MAHONEY, 2007; ARAGÃO, 2007; ARANTES; AQUINO, 2003; BARCELOS, 2013, entre outros). Esta pesquisa foi ancorada na abordagem qualitativa com base em Celani (2005), Flick (2013), Godoy (1995) e utilizou o estudo de caso como metodologia (STAKE, 1995; YIN, 2001, 2002). O contexto da pesquisa abrangeu duas escolas públicas da cidade de Manaus, os participantes foram seis professores e seis alunos das respectivas escolas e os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram duas entrevistas semiestruturadas e quatro questionários, dois de perfil e dois investigativos. Os resultados apontaram discursos nos quais os participantes valorizam, principalmente, os aspectos afetivos, pois eles influenciam diretamente na relação aluno e professor, proporcionando benefícios, tais como um ambiente de sala de aula mais harmonioso, alunos mais desinibidos na hora de falar a língua estrangeira e mais interessados na disciplina. Também foi percebido que a maioria dos professores de línguas estrangeiras atribui importância à afetividade na sua relação com os alunos. This research, located in Applied Linguistics, had as general objective to investigate the discourse of students and language teachers about affectivity in the student-teacher relationship and, as specific, to analyze their discourse about affectivity and to reflect on the affective aspects in this relationship. The theoretical framework that supported the work consisted of studies focused on discourse from a critical perspective (FAIRCLOUGH, 1992/2001; 2003; 2008; GEE, 1990/1996; 1990/2008; 1998; 2005) and related to affectivity (ALMEIDA, 2007; ARAGAO, 2007; ARANTES, 2003; BARCELOS, 2013, among others). The research was anchored in Celani (2005), Flick (2013), Godoy (1995), and adopted a case study as a methodology (STAKE, 1995; YIN, 2001; 2002). The research context involved two public schools in the city of Manaus and the participants were six teachers and six students from this respective schools and two semi-structured interviews and four questionnaires were used, two to the participants’ profile and two investigative. The results showed discourses in which the participants mainly value the affective aspects, as they directly influence the student-teacher relationship, adding benefits such as a more harmonious, cheerful classroom environment and more uninhibited students when speaking the foreign language, as well as more interest in the discipline and students seeking more knowledge. It was also concluded that most foreign language teachers give importance to affectivity in the relationship with students. At the end of the work, suggestions are offered to continue this research with ideas for new investigations that involve affectivity in the teaching-learning field. 2023-11-30T19:07:14Z 2022-03-10 Dissertação SILVA, Leandro Rodrigo Almeida da. O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9851 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professores e alunos
Afeto (Psicologia)
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Discurso
Afetividade
Relação aluno e professor
spellingShingle Professores e alunos
Afeto (Psicologia)
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Discurso
Afetividade
Relação aluno e professor
Silva, Leandro Rodrigo Almeida da
O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
topic_facet Professores e alunos
Afeto (Psicologia)
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Discurso
Afetividade
Relação aluno e professor
description Esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor e como específicos analisar seus discursos sobre afetividade e refletir sobre os aspectos afetivos nessa relação. O referencial teórico que embasou o trabalho se constituiu por estudos voltados ao discurso sob a perspectiva crítica (FAIRCLOUGH, 1992/2001, 2003, 2001; GEE, 1990, 1996, 2005) e à afetividade (ALMEIDA; MAHONEY, 2007; ARAGÃO, 2007; ARANTES; AQUINO, 2003; BARCELOS, 2013, entre outros). Esta pesquisa foi ancorada na abordagem qualitativa com base em Celani (2005), Flick (2013), Godoy (1995) e utilizou o estudo de caso como metodologia (STAKE, 1995; YIN, 2001, 2002). O contexto da pesquisa abrangeu duas escolas públicas da cidade de Manaus, os participantes foram seis professores e seis alunos das respectivas escolas e os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram duas entrevistas semiestruturadas e quatro questionários, dois de perfil e dois investigativos. Os resultados apontaram discursos nos quais os participantes valorizam, principalmente, os aspectos afetivos, pois eles influenciam diretamente na relação aluno e professor, proporcionando benefícios, tais como um ambiente de sala de aula mais harmonioso, alunos mais desinibidos na hora de falar a língua estrangeira e mais interessados na disciplina. Também foi percebido que a maioria dos professores de línguas estrangeiras atribui importância à afetividade na sua relação com os alunos.
author_additional Monteiro, Marta de Faria e Cunha
author_additionalStr Monteiro, Marta de Faria e Cunha
format Dissertação
author Silva, Leandro Rodrigo Almeida da
author2 http://lattes.cnpq.br/9330456674736645
author2Str http://lattes.cnpq.br/9330456674736645
title O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
title_short O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
title_full O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
title_fullStr O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
title_full_unstemmed O discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
title_sort o discurso de alunos e professores de línguas sobre a afetividade na relação aluno e professor: um estudo de caso na escola pública
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9851
_version_ 1831970267551760384
score 11.753896