/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da...
Autor principal: | Santos, Vanderlan Soares dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9973158961158749, https://orcid.org/0000-0002-2821-7645 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9959 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-99592024-01-27T05:03:43Z Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus Cineclub: reflections on the presence of video dance in a high school in Manaus Santos, Vanderlan Soares dos Passos, Yara dos Santos Costa http://lattes.cnpq.br/9973158961158749 http://lattes.cnpq.br/3886129763007101 Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros http://lattes.cnpq.br/5758033946288992 Fernandes Neto, João http://lattes.cnpq.br/9122188382775762 https://orcid.org/0000-0002-2821-7645 Dança - Estudo e ensino Dança na educação Arte - Estudo e ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino-Aprendizagem Dança-Educação Videodança Cineclube O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativa de cunho exploratorio, a coleta de dados foi feita por meio de observação direta com aplicação de roda de conversas durante o processo criativo e apresentação de um produto final na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Adotamos algumas referências como Neves (2018), Theotono (2018) e Araujo (2019) para discutir sobre a dança e o cinema, na perspectiva da vídeodança no ensino básico, buscando analisar as propostas pedagógicas que mais contribuíram no ensino da vídeodança em sala de aula. Aparentemente trabalhar a vídeodança na disciplina de arte parece ser um algo simples, mas a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas e emocionais, despertando a capacidade criadora e preparando os alunos para o cotidiano. The study aimed to investigate the contributions of videodance language in the teaching and learning process of arts for a group of first-year high school students. It aimed to relate scenic practice to the intellectual and artistic development of the participants, while reflecting on its significance within the school environment as a tool for socialization. This study also considered its role in shaping critical, participatory, and responsible citizens. The research followed a qualitative and exploratory methodology, involving data collection through direct observation and conversational sessions during the creative process, culminating in a final presentation at Nossa Senhora Aparecida State School. References were drawn from scholars such as Neves (2018), Theotono (2018), Araujo (2019), and Barreto (2005) to explore the intersection of dance and cinema in the context of videodance in basic education. Implementing videodance in the art curriculum may seem straightforward, but art goes beyond expectations, engaging with cognitive and emotional aspects, nurturing creative capacity, and preparing students for their daily lives. 2024-01-26T18:47:35Z 2023-10-31 Dissertação SANTOS, Vanderlan Soares dos. Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM - UEA Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Dança - Estudo e ensino Dança na educação Arte - Estudo e ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino-Aprendizagem Dança-Educação Videodança Cineclube |
spellingShingle |
Dança - Estudo e ensino Dança na educação Arte - Estudo e ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino-Aprendizagem Dança-Educação Videodança Cineclube Santos, Vanderlan Soares dos Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus |
topic_facet |
Dança - Estudo e ensino Dança na educação Arte - Estudo e ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino-Aprendizagem Dança-Educação Videodança Cineclube |
description |
O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativa de cunho exploratorio, a coleta de dados foi feita por meio de observação direta com aplicação de roda de conversas durante o processo criativo e apresentação de um produto final na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Adotamos algumas referências como Neves (2018), Theotono (2018) e Araujo (2019) para discutir sobre a dança e o cinema, na perspectiva da vídeodança no ensino básico, buscando analisar as propostas pedagógicas que mais contribuíram no ensino da vídeodança em sala de aula. Aparentemente trabalhar a vídeodança na disciplina de arte parece ser um algo simples, mas a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas e emocionais, despertando a capacidade criadora e preparando os alunos para o cotidiano. |
author_additional |
Passos, Yara dos Santos Costa |
author_additionalStr |
Passos, Yara dos Santos Costa |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Vanderlan Soares dos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9973158961158749 https://orcid.org/0000-0002-2821-7645 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9973158961158749 https://orcid.org/0000-0002-2821-7645 |
title |
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus |
title_short |
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus |
title_full |
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus |
title_fullStr |
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus |
title_full_unstemmed |
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus |
title_sort |
cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de manaus |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959 |
_version_ |
1831970286138818560 |
score |
11.755432 |