Dissertação

Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus

O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Vanderlan Soares dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9973158961158749, https://orcid.org/0000-0002-2821-7645
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9959
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-99592024-01-27T05:03:43Z Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus Cineclub: reflections on the presence of video dance in a high school in Manaus Santos, Vanderlan Soares dos Passos, Yara dos Santos Costa http://lattes.cnpq.br/9973158961158749 http://lattes.cnpq.br/3886129763007101 Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros http://lattes.cnpq.br/5758033946288992 Fernandes Neto, João http://lattes.cnpq.br/9122188382775762 https://orcid.org/0000-0002-2821-7645 Dança - Estudo e ensino Dança na educação Arte - Estudo e ensino LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino-Aprendizagem Dança-Educação Videodança Cineclube O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativa de cunho exploratorio, a coleta de dados foi feita por meio de observação direta com aplicação de roda de conversas durante o processo criativo e apresentação de um produto final na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Adotamos algumas referências como Neves (2018), Theotono (2018) e Araujo (2019) para discutir sobre a dança e o cinema, na perspectiva da vídeodança no ensino básico, buscando analisar as propostas pedagógicas que mais contribuíram no ensino da vídeodança em sala de aula. Aparentemente trabalhar a vídeodança na disciplina de arte parece ser um algo simples, mas a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas e emocionais, despertando a capacidade criadora e preparando os alunos para o cotidiano. The study aimed to investigate the contributions of videodance language in the teaching and learning process of arts for a group of first-year high school students. It aimed to relate scenic practice to the intellectual and artistic development of the participants, while reflecting on its significance within the school environment as a tool for socialization. This study also considered its role in shaping critical, participatory, and responsible citizens. The research followed a qualitative and exploratory methodology, involving data collection through direct observation and conversational sessions during the creative process, culminating in a final presentation at Nossa Senhora Aparecida State School. References were drawn from scholars such as Neves (2018), Theotono (2018), Araujo (2019), and Barreto (2005) to explore the intersection of dance and cinema in the context of videodance in basic education. Implementing videodance in the art curriculum may seem straightforward, but art goes beyond expectations, engaging with cognitive and emotional aspects, nurturing creative capacity, and preparing students for their daily lives. 2024-01-26T18:47:35Z 2023-10-31 Dissertação SANTOS, Vanderlan Soares dos. Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM - UEA Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Arte - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino-Aprendizagem
Dança-Educação
Videodança
Cineclube
spellingShingle Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Arte - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino-Aprendizagem
Dança-Educação
Videodança
Cineclube
Santos, Vanderlan Soares dos
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
topic_facet Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Arte - Estudo e ensino
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ensino-Aprendizagem
Dança-Educação
Videodança
Cineclube
description O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativa de cunho exploratorio, a coleta de dados foi feita por meio de observação direta com aplicação de roda de conversas durante o processo criativo e apresentação de um produto final na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Adotamos algumas referências como Neves (2018), Theotono (2018) e Araujo (2019) para discutir sobre a dança e o cinema, na perspectiva da vídeodança no ensino básico, buscando analisar as propostas pedagógicas que mais contribuíram no ensino da vídeodança em sala de aula. Aparentemente trabalhar a vídeodança na disciplina de arte parece ser um algo simples, mas a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas e emocionais, despertando a capacidade criadora e preparando os alunos para o cotidiano.
author_additional Passos, Yara dos Santos Costa
author_additionalStr Passos, Yara dos Santos Costa
format Dissertação
author Santos, Vanderlan Soares dos
author2 http://lattes.cnpq.br/9973158961158749
https://orcid.org/0000-0002-2821-7645
author2Str http://lattes.cnpq.br/9973158961158749
https://orcid.org/0000-0002-2821-7645
title Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
title_short Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
title_full Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
title_fullStr Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
title_full_unstemmed Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
title_sort cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959
_version_ 1831970286138818560
score 11.755432