Outros

Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico.

Autor principal: Freitas, Sirley Leite
Outros Autores: Pacífico, Juracy Machado
Grau: Outros
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1084
id oai:localhost:123456789-1084
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-10842018-10-29T19:10:51Z Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia Freitas, Sirley Leite Pacífico, Juracy Machado Formação continuada Professores Prática Pedagógica Pesquisa-ação Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico. O estudo trata da formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio e objetiva investigar os problemas que impedem a efetivação da formação continuada para intervir no processo buscando a reflexão, a transformação da prática pedagógica e a construção coletiva de um plano de formação continuada com/para os professores que atuam no Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino no município de Ouro Preto do Oeste-RO que possa ser desenvolvido dentro do espaço escolar. Quanto ao objeto caracteriza-se como pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da pesquisa-ação e utiliza como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista e o diário de campo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram professores que atuam no Ensino Médio e a equipe pedagógica da escola, campo de estudo. Como estratégia de intervenção na prática utiliza encontros coletivos para discussão com os sujeitos participantes. Em consonância com a legislação que dispõe sobre a formação continuada, a Lei nº 9.394/96 (LDB) e a Lei nº 680/2012 do Estado de Rondônia, considera a formação continuada instrumento indispensável para a melhoria da qualidade da educação e profissionalização docente. Os estudos apontam que a formação continuada ainda é um desafio para muitos professores e para o sistema educacional, pois são vários os fatores que contribuem para isso, dentre eles, a extensa carga de trabalho e falta de valorização profissional. Verifica que a formação não vem sendo oferecida nos moldes adequados para atender às necessidades reais e locais dos professores. O estudo possibilita melhor compreensão das concepções e das diferentes formas em que se pode oferecer a formação continuada dentro do espaço escolar. Conclui que apesar dos problemas que afetam o bom desenvolvimento da formação continuada é possível efetivá-la dentro do espaço escolar desde que todos os envolvidos participem de todo o processo e que a formação seja pensada e articulada visando suprir as necessidades, dificuldades e especificidades dos professores e da escola. 2016-08-03T20:45:30Z 2016-08-03T20:45:30Z 2015 Other FREITAS, Sirley Leite. Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado ) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1084
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação continuada
Professores
Prática Pedagógica
Pesquisa-ação
spellingShingle Formação continuada
Professores
Prática Pedagógica
Pesquisa-ação
Freitas, Sirley Leite
Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia
topic_facet Formação continuada
Professores
Prática Pedagógica
Pesquisa-ação
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico.
format Outros
author Freitas, Sirley Leite
author2 Pacífico, Juracy Machado
author2Str Pacífico, Juracy Machado
title Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia
title_short Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia
title_full Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia
title_fullStr Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia
title_full_unstemmed Formação continuada e transformação da prática pedagógica: Estudo com docentes de Ensino Médio em Rondônia
title_sort formação continuada e transformação da prática pedagógica: estudo com docentes de ensino médio em rondônia
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1084
_version_ 1787136470503391232
score 11.755432