Working Paper

Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da professora Dra. Marcia Rosa Uliana.

Autor principal: Fonseca, Arine Teixeira da
Grau: Working Paper
Idioma: other
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1100
id oai:localhost:123456789-1100
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-11002018-10-29T19:10:50Z Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática Fonseca, Arine Teixeira da Síndrome de Down Ensino da Matemática Inclusão Social Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da professora Dra. Marcia Rosa Uliana. O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que foi desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR - campus de Ji-Paraná/RO, que se propôs a pesquisar sobre o ensino inclusivo, em específico de estudante com Síndrome de Down (SD). Tal síndrome é causada por um acidente genético que ocorre durante a divisão celular. A partir da década de 90 do último século atendendo o que preconiza a Lei nº 9.394/96 os alunos com deficiência dentre eles os com Síndrome de Down passaram a frequentar a sala de aula do ensino regular, emergindo assim novas demandas do trabalho docente. Com isso o estudo teve como objetivo investigar a concepção de ensino inclusivo de professores que ministram a disciplina de Matemática em sala de aula de escolas públicas de Ji-Paraná/RO que possuem alunos com Síndrome de Down. O estudo também visou averiguar como tem sido a docência Matemática neste contexto. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada, os quais permitiram obter informações sobre as concepções dos professores de Matemática com relação ao ensino da Matemática a estes alunos. Os dados foram coletados no ano de 2015 e os sujeitos do estudo foram dois professores de Matemática que se graduaram na UNIR e atuam em duas escolas públicas estaduais da cidade de Ji-Paraná e tinham entre seus alunos um com Síndrome de Down. Cabe evidenciar que os dados coletados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo na vertente temática e os dados foram organizados têm três categorias temáticas, sendo elas: A temática educação inclusiva na formação docente; O que pensam os professores de Matemática sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência; e O fazer pedagógico dos professores que ensinam Matemática aos alunos com SD. Evidenciou-se com a análise dos dados que há indícios que os estudantes com SD não estão sendo inclusos no processo de ensino da Matemática, promovido pelos professores entrevistados e os professores concebem que o objetivo maior dos estudantes com SD estarem em sala de aula de escolas comum e para ter o convívio social com os demais. Os professores alegam não estarem preparados para poder tornar os alunos com SD agentes ativos em sala de aula e as escolas não possuem uma estrutura física e pedagógica que possibilita atender as demandas específicas dos alunos com SD no processo de aprendizagem. Ainda cabe ressaltar que esta é a primeira pesquisa que aborda sobre a concepção de professores de Matemática com relação a estudantes com SD na cidade de Ji-Paraná. 2016-08-19T21:39:23Z 2016-08-19T21:39:23Z 2016-07-19 Working Paper FONSECA, Arine Teixeira da. Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1100 other
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
language other
topic Síndrome de Down
Ensino da Matemática
Inclusão Social
spellingShingle Síndrome de Down
Ensino da Matemática
Inclusão Social
Fonseca, Arine Teixeira da
Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática
topic_facet Síndrome de Down
Ensino da Matemática
Inclusão Social
description Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da professora Dra. Marcia Rosa Uliana.
format Working Paper
author Fonseca, Arine Teixeira da
title Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática
title_short Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática
title_full Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática
title_fullStr Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática
title_full_unstemmed Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática
title_sort concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com síndrome de down no processo de ensino da matemática
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1100
_version_ 1787136472969641984
score 11.755432