/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.
Autor principal: | Santos, Francisco Euder dos |
---|---|
Outros Autores: | Faria, Wendell Fiori de |
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495 |
id |
oai:localhost:123456789-1495 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-14952018-10-29T19:10:59Z Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus Santos, Francisco Euder dos Faria, Wendell Fiori de Ensino-aprendizagem Algoritmos Lógica de Programação Jogos Didáticos Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida na disciplina de Lógica de Programação do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Ji-Paraná. A proposta de uma intervenção pedagógica ocorreu após a inquietação da professora com as dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ano durante as aulas da disciplina de Lógica de Programação. A investigação foi desenvolvida utilizando o método indutivo e do ponto de vista de sua natureza, foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos alunos e à professora, composto de questões abertas, fechadas, de múltipla escolha e do tipo “sim” ou “não”; além de análises de trabalhos desenvolvidos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa-ação permitiu identificar e analisar como a disciplina vinha sendo desenvolvida, as principais dificuldades dos alunos no processo ensino-aprendizagem e os avanços na aprendizagem após a intervenção, que foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotsky, considerando os seguintes pontos: elementos mediadores, Zona de Desenvolvimento Proximal e ambiente social. A intervenção corrobora com a hipótese de que o processo metodológico envolvendo uma oficina com um campeonato de lógica de programação utilizando jogo didático (Lectus) na representação de algoritmos constitui-se um importante auxílio para a disciplina por seu caráter motivacional e desafiador, ao mesmo tempo que proporciona a interação entre os participantes, fazendo com que os alunos possam desenvolver o raciocínio lógico de forma satisfatória. 2017-03-14T21:20:43Z 2017-03-14T21:20:43Z 2015 Other SANTOS,Francisco Euder dos. Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus. 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Ensino-aprendizagem Algoritmos Lógica de Programação Jogos Didáticos |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem Algoritmos Lógica de Programação Jogos Didáticos Santos, Francisco Euder dos Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus |
topic_facet |
Ensino-aprendizagem Algoritmos Lógica de Programação Jogos Didáticos |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria. |
format |
Outros |
author |
Santos, Francisco Euder dos |
author2 |
Faria, Wendell Fiori de |
author2Str |
Faria, Wendell Fiori de |
title |
Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus |
title_short |
Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus |
title_full |
Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus |
title_fullStr |
Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus |
title_full_unstemmed |
Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus |
title_sort |
processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático lectus |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495 |
_version_ |
1787136523872763904 |
score |
11.755432 |