Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal

Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológica...

ver descrição completa

Autor principal: Couti, Suzana Carolina da Silveira
Outros Autores: Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1830
id oai:localhost:123456789-1830
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18302018-10-29T19:10:54Z Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal Couti, Suzana Carolina da Silveira Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Formação Continuada de Professores Educação profissional Pesquisa-ação Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Orientadora: Prof.ª Dra. Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias. Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas dos docentes do IFRO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e os saberes aplicados à docência na Educação Profissional e Tecnológica. Contudo, ao longo do desenvolvimento da pesquisa buscou-se atingir uma tripla finalidade: identificar os perfis profissionais dos docentes não licenciados no que diz respeito à prática pedagógica; proporcionar momentos de estudo e reflexão relevantes ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao ato de ensinar; e, construir coletivamente um plano interno de formação continuada visando subsidiar a política de formação no IFRO. Com esse propósito realizou-se uma pesquisa-ação com foco em uma proposta de intervenção na realidade profissional, desenvolvida no IFRO – Campus Cacoal que tem como temática a formação continuada de professores. A pesquisa foi desenvolvida sob uma orientação metódica, calcada na metodologia de pesquisa-ação em educação e sob uma orientação filosófica baseada na terapia desconstrutiva proposta pelo filósofo Ludwig Wittgenstein e nos estudos e pesquisas de Antonio Miguel utilizando-se de jogos narrativos de linguagem. O aporte teórico se baseou principalmente nos estudos sobre formação de professores. O corpus da pesquisa foi composto pelas falas produzidas por professores não licenciados, participantes da pesquisa, no decorrer das ações que viabilizaram a produção de um novo jogo narrativo de linguagem no qual praticou-se não apenas uma interdiscursividade entre essas narrativas, bem como entre elas e outros jogos de linguagem, produzidos em diferentes leituras. Assim, as vozes dos professores emergidas durante a pesquisa mobilizaram as ações que a compuseram, bem como o seu relatório. Dessas ações, destaca-se a construção coletiva de um plano de formação continuada que será protocolado no Departamento de Apoio ao Ensino do campus pesquisado, a fim de ser institucionalizado e tão logo executado. 2017-10-25T17:01:23Z 2017-10-25T17:01:23Z 2017 COUTI, Suzana Carona da Silveira. Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1830
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação Continuada de Professores
Educação profissional
Pesquisa-ação
spellingShingle Formação Continuada de Professores
Educação profissional
Pesquisa-ação
Couti, Suzana Carolina da Silveira
Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal
topic_facet Formação Continuada de Professores
Educação profissional
Pesquisa-ação
description Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Orientadora: Prof.ª Dra. Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.
author Couti, Suzana Carolina da Silveira
author2 Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos
author2Str Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos
title Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal
title_short Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal
title_full Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal
title_fullStr Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal
title_full_unstemmed Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal
title_sort saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da educação profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no ifro/ campus cacoal
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1830
_version_ 1787136563475382272
score 11.755432