/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários-MEL, da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio Linha de Pesquisa: Literatura, outros S...
Autor principal: | Ferreira, Carlos Roberto Wensing |
---|---|
Outros Autores: | Sampaio, Sonia Maria Gomes |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831 |
id |
oai:localhost:123456789-1831 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-18312018-10-29T19:10:54Z A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania Ferreira, Carlos Roberto Wensing Sampaio, Sonia Maria Gomes Leitura Literatura Inclusão Cidadania Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários-MEL, da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio Linha de Pesquisa: Literatura, outros Saberes e outras Artes (LSA) O tema dessa dissertação relaciona-se desenvolvimento da leitura literária enquanto fator de inclusão na escola, tendo como propósito avaliar se arte literária contribui para a formação social do aluno para o exercício da cidadania. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de campo, que contou com a participação de 193 alunos do sexto ao oitavo ano e 02 professores de língua portuguesa. A pesquisa envolveu o levantamento quantitativo de dados e análise dos resultados. No decorrer da análise dos dados, a pesquisa mostrou que o uso da leitura literária na escola revelou que os alunos leem, contudo, não utilizam com frequência a biblioteca, inclusive alguns relataram que nunca a frequentaram, preferem ler dentro da sala de aula, não possuem o hábito de levarem livros para casa. Outra revelação interessante é o fato de preferirem as obras denominadas best-sellers, e não canônicas. Assim, constata-se a ausência de leitura de obras brasileiras clássicas. Percebeu -se que a jornada de trabalho docente, em muitos casos, não permite ao mesmo criar situações favoráveis ao gosto pela leitura. Os resultados apresentados mostraram a preferência pelas literaturas de massa. 2017-10-25T20:27:29Z 2017-10-25T20:27:29Z 2017 FERREIRA, Carlos Roberto Wensing. A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Estudos Literários. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Leitura Literatura Inclusão Cidadania |
spellingShingle |
Leitura Literatura Inclusão Cidadania Ferreira, Carlos Roberto Wensing A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
topic_facet |
Leitura Literatura Inclusão Cidadania |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários-MEL, da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários.
Orientadora: Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio
Linha de Pesquisa: Literatura, outros Saberes e outras Artes (LSA) |
author |
Ferreira, Carlos Roberto Wensing |
author2 |
Sampaio, Sonia Maria Gomes |
author2Str |
Sampaio, Sonia Maria Gomes |
title |
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
title_short |
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
title_full |
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
title_fullStr |
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
title_full_unstemmed |
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
title_sort |
leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831 |
_version_ |
1787136563622182912 |
score |
11.753735 |