A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários-MEL, da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio Linha de Pesquisa: Literatura, outros S...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Carlos Roberto Wensing
Outros Autores: Sampaio, Sonia Maria Gomes
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831
id oai:localhost:123456789-1831
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18312018-10-29T19:10:54Z A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania Ferreira, Carlos Roberto Wensing Sampaio, Sonia Maria Gomes Leitura Literatura Inclusão Cidadania Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários-MEL, da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio Linha de Pesquisa: Literatura, outros Saberes e outras Artes (LSA) O tema dessa dissertação relaciona-se desenvolvimento da leitura literária enquanto fator de inclusão na escola, tendo como propósito avaliar se arte literária contribui para a formação social do aluno para o exercício da cidadania. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de campo, que contou com a participação de 193 alunos do sexto ao oitavo ano e 02 professores de língua portuguesa. A pesquisa envolveu o levantamento quantitativo de dados e análise dos resultados. No decorrer da análise dos dados, a pesquisa mostrou que o uso da leitura literária na escola revelou que os alunos leem, contudo, não utilizam com frequência a biblioteca, inclusive alguns relataram que nunca a frequentaram, preferem ler dentro da sala de aula, não possuem o hábito de levarem livros para casa. Outra revelação interessante é o fato de preferirem as obras denominadas best-sellers, e não canônicas. Assim, constata-se a ausência de leitura de obras brasileiras clássicas. Percebeu -se que a jornada de trabalho docente, em muitos casos, não permite ao mesmo criar situações favoráveis ao gosto pela leitura. Os resultados apresentados mostraram a preferência pelas literaturas de massa. 2017-10-25T20:27:29Z 2017-10-25T20:27:29Z 2017 FERREIRA, Carlos Roberto Wensing. A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Estudos Literários. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Leitura
Literatura
Inclusão
Cidadania
spellingShingle Leitura
Literatura
Inclusão
Cidadania
Ferreira, Carlos Roberto Wensing
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
topic_facet Leitura
Literatura
Inclusão
Cidadania
description Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Estudos Literários-MEL, da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, como requisito para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio Linha de Pesquisa: Literatura, outros Saberes e outras Artes (LSA)
author Ferreira, Carlos Roberto Wensing
author2 Sampaio, Sonia Maria Gomes
author2Str Sampaio, Sonia Maria Gomes
title A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
title_short A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
title_full A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
title_fullStr A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
title_full_unstemmed A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
title_sort leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831
_version_ 1787136563622182912
score 11.753735