Transição da educação infantil para o ensino fundamental

Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Auxiliadora Máximo.

Autor principal: Oliveira, Valdete Moreira de
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1872
id oai:localhost:123456789-1872
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18722018-10-29T19:10:55Z Transição da educação infantil para o ensino fundamental Oliveira, Valdete Moreira de Normatização Educação infantil Criança Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Auxiliadora Máximo. Esta pesquisa teve como objetivo compreender se há impacto na aprendizagem no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental . Os estudos bibliográficos tiveram as contribuições de Foucault (1975, 2007, 2008), Veyne (2009), Ariés (2009), Duby (2009) dentre outros. Foram utilizadas também fontes relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal – CF (1988); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (1998); Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil RCNEI (1998). Assim como os Dicionários de Língua Portuguesa Aulete (2008) e Ferreira (2004) para compreensão conceitual. Este estudo demonstra que a história da infância permeou por vários caminhos que pôde ajudar a entender como era a infância da antiguidade aos tempos atuais. Regras e metodologias de ensino avançaram com o tempo elevando a percepção da criança no meio educativo, e, o seu direito à educação escolarizada. Com isto, se faz importante apresentar a infância de forma contextualizada, pois a criança não deixa de ser criança só porque entrou para o Ensino Fundamental. A pesquisa percorreu os caminhos arqueológicos nos levantamentos de dados bibliográficos, descrição das práticas educativas constituídas na Instituição e se desenvolveu em uma escola de Ensino Fundamental e Médio do município de Ariquemes-RO. Esta abordagem se deu pelo viés da pesquisa genealógica nas entrevistas e observações. O desenvolvimento sócio cultural do infante, o brincar, criar e aprender deve se adequar nesta transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental evitando assim, rupturas que possam causar problemas de aprendizagem para as crianças nesta fase. Na escola pesquisada os resultados apontaram que não houve impacto no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. 2017-11-23T14:42:51Z 2017-11-23T14:42:51Z 2017 OLIVEIRA, V. M. Transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2017, 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1872
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Normatização
Educação infantil
Criança
spellingShingle Normatização
Educação infantil
Criança
Oliveira, Valdete Moreira de
Transição da educação infantil para o ensino fundamental
topic_facet Normatização
Educação infantil
Criança
description Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Auxiliadora Máximo.
author Oliveira, Valdete Moreira de
title Transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_short Transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_full Transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_fullStr Transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_sort transição da educação infantil para o ensino fundamental
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1872
_version_ 1787136557117865984
score 11.755432