A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO

Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.

Autor principal: Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
Outros Autores: Mendonça, João Guilherme Rodrigues
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962
id oai:localhost:123456789-1962
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19622018-10-29T19:10:58Z A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Mendonça, João Guilherme Rodrigues Alfabetização Proposta Bilíngue Inclusão Educação de Surdos Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. O analfabetismo dos alunos surdos na atualidade educacional pode ser considerado umas das causas prejudiciais ao desenvolvimento social uma vez que minimiza oportunidades de igualdade em processos seletivos como ENEM e concursos públicos em geral. Nesse contexto, a proposta bilíngue torna-se uma alternativa viável ao processo educacional, possibilitando a alfabetização de alunos surdos desde que aplicada e acompanhada corretamente. Neste estudo foi utilizada a implantação da proposta bilíngue, conforme Decreto Presidencial 5.626 de 2005. Porém, de acordo com a literatura, essa proposta não é aplicada em todas as escolas brasileiras. A pesquisa teve como objetivo analisar os avanços e retrocessos da aprendizagem de uma aluna surda, a partir da aplicação dessa proposta com a intervenção dos profissionais do AEE. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa-ação uma vez que visa à transformação da realidade, pela melhoria na condição da alfabetização. O lócus da pesquisa foi uma Escola pública estadual de Colorado do Oeste em Rondônia tendo como colaboradores uma professora do AEE, um intérprete de LIBRAS e uma aluna surda matriculada no 1º ano do ensino médio. Os dados foram levantados a partir de questionários aplicados na Coordenadoria Regional de Educação e na Escola, a fim de uma sondagem quanto à escolarização e alfabetização de surdos. Seguindo então para as cinco etapas da pesquisa-ação: Diagnóstico do nível de escolarização/alfabetização da aluna, através da aplicação do instrumento “Provinha Brasil” (MEC); Elaboração de um plano individual para o ensino junto à aluna; Execução do plano de ação; Nova aplicação do Instrumento “Provinha Brasil” para verificação do nível de alfabetização da aluna; Análise dos resultados obtidos durante a pesquisa. Após a aplicação da proposta bilíngue com plano de ensino adequado à necessidade, verificou-se uma melhoria significativa em relação à alfabetização da aluna e a evolução de status de alfabetização, uma vez que estava em um nível alfabético e evoluiu para outro. Portanto ressalta-se a importância de associar teoria e prática, replicando a proposta bilíngue a outros indivíduos, uma vez que esta proposta se embasa no respeito à cultura visual e nos conhecimentos já adquiridos pelo aluno adaptando materiais e métodos de ensino e aprendizagem as necessidades deste grupo específico. Promovendo desta forma melhores resultados no processo de alfabetização e inclusão tanto no mercado de trabalho quanto no meio social. 2017-12-14T20:14:03Z 2017-12-14T20:14:03Z 2017 MORET, Márcia Cristina Florêncio Fernandes. A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado) - programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Alfabetização
Proposta Bilíngue
Inclusão
Educação de Surdos
spellingShingle Alfabetização
Proposta Bilíngue
Inclusão
Educação de Surdos
Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO
topic_facet Alfabetização
Proposta Bilíngue
Inclusão
Educação de Surdos
description Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.
author Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes
author2 Mendonça, João Guilherme Rodrigues
author2Str Mendonça, João Guilherme Rodrigues
title A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO
title_short A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO
title_full A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO
title_fullStr A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO
title_full_unstemmed A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO
title_sort proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de colorado do oeste/ro
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962
_version_ 1787136582105432064
score 11.753735