/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO
Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.
Autor principal: | Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes |
---|---|
Outros Autores: | Mendonça, João Guilherme Rodrigues |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962 |
id |
oai:localhost:123456789-1962 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-19622018-10-29T19:10:58Z A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Mendonça, João Guilherme Rodrigues Alfabetização Proposta Bilíngue Inclusão Educação de Surdos Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. O analfabetismo dos alunos surdos na atualidade educacional pode ser considerado umas das causas prejudiciais ao desenvolvimento social uma vez que minimiza oportunidades de igualdade em processos seletivos como ENEM e concursos públicos em geral. Nesse contexto, a proposta bilíngue torna-se uma alternativa viável ao processo educacional, possibilitando a alfabetização de alunos surdos desde que aplicada e acompanhada corretamente. Neste estudo foi utilizada a implantação da proposta bilíngue, conforme Decreto Presidencial 5.626 de 2005. Porém, de acordo com a literatura, essa proposta não é aplicada em todas as escolas brasileiras. A pesquisa teve como objetivo analisar os avanços e retrocessos da aprendizagem de uma aluna surda, a partir da aplicação dessa proposta com a intervenção dos profissionais do AEE. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa-ação uma vez que visa à transformação da realidade, pela melhoria na condição da alfabetização. O lócus da pesquisa foi uma Escola pública estadual de Colorado do Oeste em Rondônia tendo como colaboradores uma professora do AEE, um intérprete de LIBRAS e uma aluna surda matriculada no 1º ano do ensino médio. Os dados foram levantados a partir de questionários aplicados na Coordenadoria Regional de Educação e na Escola, a fim de uma sondagem quanto à escolarização e alfabetização de surdos. Seguindo então para as cinco etapas da pesquisa-ação: Diagnóstico do nível de escolarização/alfabetização da aluna, através da aplicação do instrumento “Provinha Brasil” (MEC); Elaboração de um plano individual para o ensino junto à aluna; Execução do plano de ação; Nova aplicação do Instrumento “Provinha Brasil” para verificação do nível de alfabetização da aluna; Análise dos resultados obtidos durante a pesquisa. Após a aplicação da proposta bilíngue com plano de ensino adequado à necessidade, verificou-se uma melhoria significativa em relação à alfabetização da aluna e a evolução de status de alfabetização, uma vez que estava em um nível alfabético e evoluiu para outro. Portanto ressalta-se a importância de associar teoria e prática, replicando a proposta bilíngue a outros indivíduos, uma vez que esta proposta se embasa no respeito à cultura visual e nos conhecimentos já adquiridos pelo aluno adaptando materiais e métodos de ensino e aprendizagem as necessidades deste grupo específico. Promovendo desta forma melhores resultados no processo de alfabetização e inclusão tanto no mercado de trabalho quanto no meio social. 2017-12-14T20:14:03Z 2017-12-14T20:14:03Z 2017 MORET, Márcia Cristina Florêncio Fernandes. A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado) - programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Alfabetização Proposta Bilíngue Inclusão Educação de Surdos |
spellingShingle |
Alfabetização Proposta Bilíngue Inclusão Educação de Surdos Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO |
topic_facet |
Alfabetização Proposta Bilíngue Inclusão Educação de Surdos |
description |
Dissertação apresentada ao programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Educação da Universidade Federal de
Rondônia (UNIR), como requisito parcial
para obtenção do título de Mestre em
Educação Escolar. |
author |
Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes |
author2 |
Mendonça, João Guilherme Rodrigues |
author2Str |
Mendonça, João Guilherme Rodrigues |
title |
A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO |
title_short |
A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO |
title_full |
A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO |
title_fullStr |
A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO |
title_full_unstemmed |
A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de Colorado do Oeste/RO |
title_sort |
proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização no município de colorado do oeste/ro |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1962 |
_version_ |
1787136582105432064 |
score |
11.753735 |