Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Autor principal: Reis, Dulcilene Saraiva
Outros Autores: Velanga, Carmen Tereza
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1968
id oai:localhost:123456789-1968
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19682018-10-29T19:10:57Z Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda Reis, Dulcilene Saraiva Velanga, Carmen Tereza Formação Docente Multiculturalismo Estudos Surdos Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Este estudo se propõe a descrever a formação docente dos professores do Ensino Fundamental II que atendem alunos surdos no município de Porto Velho/RO tendo em vista a perspectiva da inclusão de alunos surdos nas Escolas Regulares. A pesquisa, com abordagem qualitativa, de cunho etnográfico e do tipo descritiva, foi realizada no município de Porto Velho/RO, no período de junho/2011 a junho de 2013, tendo como sujeitos professores, alunos surdos e intérpretes. Os instrumentos aplicados foram questionários abertos e entrevistas semiestruturadas. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos sobre o Multiculturalismo Crítico, Estudos Culturais e Estudos Surdos, com aportes em Canen (2005), Dorziat (2011), Fernandes (2011), Hall (2000), McLaren (2003), Moreira (2010), Perlin (2010), Sá (2006), Skliar (2010), entre outros. Os resultados indicaram que existe uma insatisfação, tanto por parte dos professores, como dos surdos a respeito da educação destes. A formação inicial, ainda precária no que diz respeito às questões como: diferença, cultura e identidade, não prepara o professor para atender o aluno surdo. Os resultados da pesquisa demonstraram a necessidade em fortalecer a formação inicial e continuada dos professores, sejam pelas mudanças no currículo, sejam por ações imediatas dos envolvidos neste processo: secretarias de educação e instituições de formação. A luta pela Escola Bilíngue é a principal reinvindicação da comunidade surda, desta forma, é preciso preparar os professores para esta escola, sendo este um caminho possível para a Educação de Surdos. 2017-12-18T13:30:55Z 2017-12-18T13:30:55Z 2013 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1968
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação Docente
Multiculturalismo
Estudos Surdos
spellingShingle Formação Docente
Multiculturalismo
Estudos Surdos
Reis, Dulcilene Saraiva
Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda
topic_facet Formação Docente
Multiculturalismo
Estudos Surdos
description Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
author Reis, Dulcilene Saraiva
author2 Velanga, Carmen Tereza
author2Str Velanga, Carmen Tereza
title Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda
title_short Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda
title_full Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda
title_fullStr Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda
title_full_unstemmed Formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda
title_sort formação docente e educação de surdos: um encontro com a diferença, cultura e identidade surda
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1968
_version_ 1787136583100530688
score 11.755432