Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Rondônia, requisito parcial avaliativo para obtenção do título de Mestre em Educação.

Autor principal: Castro, Andréia Nunes de
Outros Autores: França, Rosangela de Fátima Cavalcante
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1977
id oai:localhost:123456789-1977
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19772018-10-29T19:10:57Z Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá Castro, Andréia Nunes de França, Rosangela de Fátima Cavalcante Formação de Professores Tecnologias de Informação e Comunicação Currículo Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Rondônia, requisito parcial avaliativo para obtenção do título de Mestre em Educação. No atual contexto educacional e dos desafios acentuados diante de uma profissão com pouco reconhecimento social e, exigências de uma formação que abranja um vasto conhecimento científico, a formação de professores tem se tornado no transcurso das últimas décadas um tema de relevância social. Diante deste cenário as tecnologias de informação e comunicação tem um valor significativo enquanto ferramenta de aprendizagem, previsto no Parecer CNE/CP 5/2005 e na Resolução nº. 1, de 15 de maio de 2006, que apresentam a necessidade de ajustar a formação de professores para acompanhar as Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e traz o domínio das tecnologias digitais, como uma das competências necessárias ao professor da Educação Básica. Reconhecendo que na exigência da formação de professores para uso das tecnologias digitais o pano de fundo está a “sociedade do conhecimento” e, no contexto do mercado, o capitalismo, que por si só já exige condições mínimas de competitividade. Partindo da caracterização dessa problemática, o estudo em pauta trata de uma pesquisa realizada no curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabá, com objetivo de investigar a contribuição do curso de Pedagogia da UFMT/Campus Cuiabá para o uso pedagógico das TIC na Educação Básica. A pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, ancorada em Bogdan e Biklen (1994) e Yin (2005). O estudo teve como referenciais teóricos a concepção de currículo e prática pedagógica de Sacristán (2000) e as obras de pesquisadores no campo da educação e formação de professores como Pimenta e Lima (2004), Tardif (1992) e Nóvoa (1992); da concepção das tecnologias de informação e comunicação na educação em Sancho (2006), Moran (2000) e Coutinho (2007). A coleta de dados ocorreu por meio de Questionário e Entrevista semiestruturada. Os sujeitos selecionados para esta pesquisa foram 39 estudantes do 4º ano do Curso de Pedagogia. Os resultados apontam que, a partir da realização das atividades propostas pelo curso, principalmente as contidas na disciplina sobre tecnologias na educação, o curso deu ênfase ao ensino de ferramentas digitais características de educação à distância. Essa característica tende a romper com a lógica proposta nos documentos oficiais para formação de professores para atuarem na educação básica e a articulação entre teoria e prática no ambiente real de ensino. De forma geral, a análise dos dados permitiu inferir que, para o grupo pesquisado, as aulas sobre tecnologias se configurou um momento da aprendizagem, cuja prática fundamentada no instrucionismo prevaleceu, impedindo dessa forma, dos sujeitos se apropriarem de forma crítica, de conceitos e práticas considerados fundamentais no momento histórico educacional, como a prática interdisciplinar e atitudes éticas no mundo virtual. 2017-12-18T14:16:42Z 2017-12-18T14:16:42Z 2014 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1977
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação de Professores
Tecnologias de Informação e Comunicação
Currículo
spellingShingle Formação de Professores
Tecnologias de Informação e Comunicação
Currículo
Castro, Andréia Nunes de
Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá
topic_facet Formação de Professores
Tecnologias de Informação e Comunicação
Currículo
description Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Rondônia, requisito parcial avaliativo para obtenção do título de Mestre em Educação.
author Castro, Andréia Nunes de
author2 França, Rosangela de Fátima Cavalcante
author2Str França, Rosangela de Fátima Cavalcante
title Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá
title_short Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá
title_full Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá
title_fullStr Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá
title_full_unstemmed Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá
title_sort formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da ufmt/campus cuiabá
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1977
_version_ 1787136584671297536
score 11.755432