Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem

Dissertação apresentada como parte do requisito de aprovação no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Autor principal: Souza, Moisés José Rosa
Outros Autores: Amaral
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987
id oai:localhost:123456789-1987
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19872018-10-29T19:10:57Z Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem Souza, Moisés José Rosa Amaral Língua Portuguesa Ensino Práticas Sociais Interacionismo Dissertação apresentada como parte do requisito de aprovação no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Esta dissertação versa sobre o ensino da Língua Portuguesa em sala de aula e tem a seguinte questão norteadora: como os professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais e estaduais em Colorado do Oeste, estado de Rondônia ensinam a Língua nas aulas de Português? Os principais objetivos foram: a) investigar a prática dos professores quanto ao ensino da língua portuguesa; depois: b) verificar o nível do desempenho linguístico demonstrado pelos alunos em sala de aula e, por fim: c) analisar e discutir a ocorrência (ou ausência) das práticas linguísticas orais e escritas relativas à interação por meio da linguagem. Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem de inspiração etnográfica e, como instrumentais, utilizamos o questionário estruturado e observação, por meios dos quais obtivemos os dados necessários para entendermos como acontece o ensino da língua materna nos anos supracitados. Com vistas a tornar o trabalho compreensível, fizemos um recorte temporal a partir de meados do século XVIII, à época das reformas educacionais implantadas por Marquês de Pombal em Portugal e em suas colônias. Sincronicamente, expusemos a oficialização da Língua Portuguesa, seu ensino em solo brasileiro, inicialmente de modo bem elementar, até a efetivação do português como disciplina curricular oficial, ocorrida em 1837. Aludimos ao percurso do ensino da disciplina até o lançamento do documento oficial para o ensino da língua, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN –, citando e refletindo os eventos ocorridos nas décadas de 50 e 60, do século XX, sobretudo os referentes à democratização da escola pública e às mudanças ocorridas na disciplina de Língua Portuguesa, bem como, as discussões havidas nos anos 90, as quais serviram de base para a construção do documento oficial. Adiante no trabalho, discutimos as propostas aventadas pelos PCN e, por fim, expusemos e discutimos as informações contidas no questionário e nos relatos de observação com intuito de reconhecer como acontece o ensino da língua materna em Colorado do Oeste. Diante do que já expusemos e analisamos, é justo afirmar que, embora perceptível um esforço dos professores, tanto da rede municipal como da estadual, em efetivar um trabalho próximo do que sugere o documento oficial supracitado e o livro didático, as questões relativas à gramática normativa ocupam lugar de destaque. Equivale dizer que essa prática coaduna com o ensino distante da língua como corpus social, em que as práticas sociais orais e escritas têm pouco destaque. 2017-12-18T15:16:28Z 2017-12-18T15:16:28Z 2015 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Língua Portuguesa
Ensino
Práticas Sociais
Interacionismo
spellingShingle Língua Portuguesa
Ensino
Práticas Sociais
Interacionismo
Souza, Moisés José Rosa
Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
topic_facet Língua Portuguesa
Ensino
Práticas Sociais
Interacionismo
description Dissertação apresentada como parte do requisito de aprovação no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
author Souza, Moisés José Rosa
author2 Amaral
author2Str Amaral
title Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
title_short Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
title_full Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
title_fullStr Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
title_full_unstemmed Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
title_sort língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987
_version_ 1787136586159226880
score 11.755432