/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem
Dissertação apresentada como parte do requisito de aprovação no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Autor principal: | Souza, Moisés José Rosa |
---|---|
Outros Autores: | Amaral |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987 |
id |
oai:localhost:123456789-1987 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-19872018-10-29T19:10:57Z Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem Souza, Moisés José Rosa Amaral Língua Portuguesa Ensino Práticas Sociais Interacionismo Dissertação apresentada como parte do requisito de aprovação no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Esta dissertação versa sobre o ensino da Língua Portuguesa em sala de aula e tem a seguinte questão norteadora: como os professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais e estaduais em Colorado do Oeste, estado de Rondônia ensinam a Língua nas aulas de Português? Os principais objetivos foram: a) investigar a prática dos professores quanto ao ensino da língua portuguesa; depois: b) verificar o nível do desempenho linguístico demonstrado pelos alunos em sala de aula e, por fim: c) analisar e discutir a ocorrência (ou ausência) das práticas linguísticas orais e escritas relativas à interação por meio da linguagem. Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem de inspiração etnográfica e, como instrumentais, utilizamos o questionário estruturado e observação, por meios dos quais obtivemos os dados necessários para entendermos como acontece o ensino da língua materna nos anos supracitados. Com vistas a tornar o trabalho compreensível, fizemos um recorte temporal a partir de meados do século XVIII, à época das reformas educacionais implantadas por Marquês de Pombal em Portugal e em suas colônias. Sincronicamente, expusemos a oficialização da Língua Portuguesa, seu ensino em solo brasileiro, inicialmente de modo bem elementar, até a efetivação do português como disciplina curricular oficial, ocorrida em 1837. Aludimos ao percurso do ensino da disciplina até o lançamento do documento oficial para o ensino da língua, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN –, citando e refletindo os eventos ocorridos nas décadas de 50 e 60, do século XX, sobretudo os referentes à democratização da escola pública e às mudanças ocorridas na disciplina de Língua Portuguesa, bem como, as discussões havidas nos anos 90, as quais serviram de base para a construção do documento oficial. Adiante no trabalho, discutimos as propostas aventadas pelos PCN e, por fim, expusemos e discutimos as informações contidas no questionário e nos relatos de observação com intuito de reconhecer como acontece o ensino da língua materna em Colorado do Oeste. Diante do que já expusemos e analisamos, é justo afirmar que, embora perceptível um esforço dos professores, tanto da rede municipal como da estadual, em efetivar um trabalho próximo do que sugere o documento oficial supracitado e o livro didático, as questões relativas à gramática normativa ocupam lugar de destaque. Equivale dizer que essa prática coaduna com o ensino distante da língua como corpus social, em que as práticas sociais orais e escritas têm pouco destaque. 2017-12-18T15:16:28Z 2017-12-18T15:16:28Z 2015 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Língua Portuguesa Ensino Práticas Sociais Interacionismo |
spellingShingle |
Língua Portuguesa Ensino Práticas Sociais Interacionismo Souza, Moisés José Rosa Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem |
topic_facet |
Língua Portuguesa Ensino Práticas Sociais Interacionismo |
description |
Dissertação apresentada como parte do
requisito de aprovação no Programa de
Pós-Graduação Stricto Senso em
Educação, Mestrado Acadêmico em
Educação da Fundação Universidade
Federal de Rondônia. |
author |
Souza, Moisés José Rosa |
author2 |
Amaral |
author2Str |
Amaral |
title |
Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem |
title_short |
Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem |
title_full |
Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem |
title_fullStr |
Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem |
title_full_unstemmed |
Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem |
title_sort |
língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987 |
_version_ |
1787136586159226880 |
score |
11.755432 |