A identidade profissional do professor formador de professores para a educação inclusiva: formação docente e práticas pedagógicas

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR.

Autor principal: Martins, Nayra Suelen de Oliveira
Outros Autores: Velanga, Carmen Tereza
Publicado em: 2017
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Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1991
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spelling oai:localhost:123456789-19912018-10-29T19:10:57Z A identidade profissional do professor formador de professores para a educação inclusiva: formação docente e práticas pedagógicas Martins, Nayra Suelen de Oliveira Velanga, Carmen Tereza Identidade Profissional Docente Professor Formador Educação Especial/Inclusiva Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR. Esta pesquisa se propôs investigar como se constrói a identidade profissional do professor formador de professores do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI), que atuam na educação inclusiva, de Cruzeiro do Sul, no Acre e como essa identidade/formação se revela nos processos formativos e nas práticas pedagógicas desses professores. Os sujeitos da pesquisa perfazem um universo de vinte e dois professores formadores que atuam diretamente com os professores de AEE. O objetivo central foi analisar o processo de construção identitária e formativa/profissional dos professores formadores do NAPI, bem como a incidência desse processo na trajetória formativa e a prática profissional junto à formação dos professores do AEE, no município de Cruzeiro do Sul-Acre. Tivemos como aporte teórico as seguintes contribuições: Feldmann (2009); Nóvoa (1991; 1992); Diniz (2000, 2008); Schön (19992; 2000); Pimenta (2002); Mizumkami (1996); Imbernón (2011) e Tardif (2001, 2007), Mantoan (1996; 1997; 2004; 2006), Freire (1996), Mazzota (2003), Sassaki (1997) e Nóvoa (2002), Moreira e Candau (2008), Laraira (2001, 2004), Hall (2000, 2006), Silva (200, 2008), Canen (3003, 2005), Nóvoa (1992), Brzenzinski (2002), Libâneo (2001), Mantoan (2006, 2009), Imbernon (2004) e Mizukami (2005), e a legislação específica da educação especial/inclusão. E, para o tratamento e análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdos de Bardin (2011) por meios de categorias temáticas. A pesquisa desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, cuja investigação caracterizou-se como Estudo de Caso, por meio da qual conhecemos a realidade aprofundada da instituição NAPI que oferece formação aos profissionais que atuam na modalidade de educação especial, na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência. Servimo-nos das técnicas de entrevista semiestruturada, aplicada aos professores formadores, e questionário, com múltiplas escolhas, aplicado aos professores do AEE, no período de agosto de 2013 à agosto de 2015. Os instrumentos utilizados permitiram ao pesquisador, conhecer os processos de construção identitária e formativos dos professores formadores do NAPI que incidem na formação e na prática pedagógica dos professores do AEE. Os resultados da pesquisa indicaram que a identidade do professor formador tem sido forjada a partir das práticas de formação e dos processos formativos que os mesmos vêm participando dentro e fora da instituição - NAPI. Estes profissionais se formam não por um único caminho, mas por vários caminhos, sendo o principal deles, a ação de formar e forma-se e, principalmente, a prática de realização de formação com os professores do AEE e comunidade. Nesse sentido, constatamos que esta formação profissional necessita de atenção, quanto à aplicação das políticas públicas em âmbito nacional para a educação especial, na perspectiva da inclusão. Percebemos também a necessidade de desdobramentos e inserções que visem a produção de políticas estaduais/locais que valorizem o sujeito professor, de forma que contemplem, na formação continuada e permanente, aspectos que tornem sua prática pedagógica mais efetiva, com formações específicas que atendam a demanda dos profissionais e estejam direcionadas ao sujeito aluno e ao desenvolvimento de suas potencialidades, na busca de sua emancipação, enquanto cidadão e a constituição da identidade profissional. 2017-12-18T17:08:54Z 2017-12-18T17:08:54Z 2015 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1991
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