Outros

A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO

Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Hugo Athanásios Fotopoulos.

Autor principal: Lima, Roger dos Santos
Grau: Outros
Idioma: other
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042
id oai:localhost:123456789-2042
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-20422018-10-29T19:10:47Z A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO Lima, Roger dos Santos Tecnologia de Informação e Comunicação Inclusão Digital Ensino Aprendizagem Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Hugo Athanásios Fotopoulos. Atualmente vivencia-se uma reformulação na sociedade por virtude das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), elas são responsáveis por mudanças no modo de viver, pensar, agir e se comunicar, notavelmente a estas transformações, diante disto urge-se a necessidade de uma nova forma de ver a instituição educativa. Nesta conjectura, a presente pesquisa teve como objetivo analisar em quais aspectos os professores têm possibilitado a inclusão das TICs no processo de ensino e aprendizagem. A problemática parte para entender em que medida os professores têm incluído em suas práticas pedagógicas as TICs? Diante deste questionamento, fez-se o reconhecimento do lócus da pesquisa, uma determinada escola pública urbana do município de Ariquemes/RO. Aplicou-se um questionário para os professores e outro para os alunos, sendo eles do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que metade dos professores fazem cursos de formação continuada voltada à área da tecnologia e utilizam nas suas práticas pedagógicas as TICs, todos afirmaram que as TICs são importantes para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno, no entanto, a maioria respondeu que a escola não possibilita incentivos para a utilização das novas tecnologias em sala de aula. Os dados que inferem aos alunos demonstraram que a maioria das atividades realizadas pelos mesmos no laboratório de informática são atividades escolares, o entanto, o laboratório de informática é pouco utilizado pelos professores. Destarte, no cenário e amostras investigadas evidenciam o uso limitado das TICs nas práticas pedagógicas dos professores, impossibilitando a inclusão digital de todos os alunos. 2017-12-28T18:56:36Z 2017-12-28T18:56:36Z 2017 Other LIMA, R. S. A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO. 2017, 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042 other
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
language other
topic Tecnologia de Informação e Comunicação
Inclusão Digital
Ensino Aprendizagem
spellingShingle Tecnologia de Informação e Comunicação
Inclusão Digital
Ensino Aprendizagem
Lima, Roger dos Santos
A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO
topic_facet Tecnologia de Informação e Comunicação
Inclusão Digital
Ensino Aprendizagem
description Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Hugo Athanásios Fotopoulos.
format Outros
author Lima, Roger dos Santos
title A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO
title_short A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO
title_full A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO
title_fullStr A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO
title_full_unstemmed A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO
title_sort prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de ariquemes/ro
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042
_version_ 1787136593997332480
score 11.653393