/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública
Monografia elaborada como pré-requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia apresentada à Universidade Federal de Rondônia - UNIR, sob a orientação da Professora Especialista Marcia Ângela Patrícia.
Autor principal: | Meinhardt, Izabel Banfi de Almiron |
---|---|
Grau: | Outros |
Idioma: | other |
Publicado em: |
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/475 |
id |
oai:localhost:123456789-475 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-4752018-10-29T19:10:44Z Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública Meinhardt, Izabel Banfi de Almiron Alfabetização Método construtivista Prática Pedagógica Monografia elaborada como pré-requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia apresentada à Universidade Federal de Rondônia - UNIR, sob a orientação da Professora Especialista Marcia Ângela Patrícia. A partir da década de 1980 o enfoque em torno da alfabetização ganhou uma nova dimensão, saindo de um contexto tradicional para uma proposta de alfabetização na perspectiva do desenvolvimento da criança, passa-se a valorizar o como a criança se apropria da leitura e da escrita, inserindo-se aí outras áreas, principalmente a psicologia. Nesse sentido os estudos de Piaget sobre as fases do desenvolvimento da criança são impulsionados e Emília Ferreiro e Ana Teberosky aprofundam os estudos sobre esse desenvolvimento por meio da psicogênese da língua escrita, constituída por hipóteses da escrita realizada pela criança compreendendo várias fases: nível pré- silábico nível silábico, nível silábico alfabético e nível alfabético. Dessa forma, esta pesquisa objetiva compreender como acontece a alfabetização em uma perspectiva construtivista. Buscou-se em várias bibliografias amparo teórico para se alcançar o que fora proposto como Ferreiro (2010; 2011) Teberosky (2004), Goulart (2010), Pádua (2009), Munari (2010), entre outros, e com essas leituras previas foram realizados fichamentos conceitual conforme propõe Severino (2004). A pesquisa de campo foi de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública municipal do município de Alto Paraíso-RO. Os sujeitos da pesquisa foram professores alfabetizadores e pais de alunos. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários, entrevista e, observação em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. As análises apontam que uma prática pedagógica construtivista requer um professor bem preparado e conhecedor dos fundamentos teóricos e epistemológicos do construtivismo, para não ficar só no discurso, bem como, materiais e uma estrutura adequada para a realização das atividades pedagógicas que são sempre dinâmicas. 2016-02-08T02:06:18Z 2016-02-08T02:06:18Z 2015 Other MEINHARDT, Izabel B. de A. Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. 2015, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/475 other |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
language |
other |
topic |
Alfabetização Método construtivista Prática Pedagógica |
spellingShingle |
Alfabetização Método construtivista Prática Pedagógica Meinhardt, Izabel Banfi de Almiron Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública |
topic_facet |
Alfabetização Método construtivista Prática Pedagógica |
description |
Monografia elaborada como pré-requisito
para a obtenção do grau de Licenciatura
em Pedagogia apresentada à
Universidade Federal de Rondônia -
UNIR, sob a orientação da Professora
Especialista Marcia Ângela Patrícia. |
format |
Outros |
author |
Meinhardt, Izabel Banfi de Almiron |
title |
Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública |
title_short |
Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública |
title_full |
Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública |
title_fullStr |
Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública |
title_sort |
alfabetização com enfoque construtivista: um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública |
publishDate |
2016 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/475 |
_version_ |
1787136406527672320 |
score |
11.753735 |