/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Dr.a Ilka de Oliveira Mota.
Autor principal: | Souza, Rosângela Bobika de |
---|---|
Publicado em: |
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/725 |
id |
oai:localhost:123456789-725 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-7252018-10-29T19:10:45Z Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. Souza, Rosângela Bobika de Ciclo de alfabetização Formação continuada - professores. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Dr.a Ilka de Oliveira Mota. O referido trabalho monográfico foi desenvolvido com o objetivo de compreender e descrever o(s) impacto(s) que a formação oferecida pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem proporcionado ao primeiro Ciclo de alfabetização. Foram entrevistadas professoras do ensino fundamental I, de uma Instituição Pública Estadual, localizada na cidade de Monte Negro, Estado de Rondônia, a fim de averiguar quais os possíveis impactos que a formação oferecida pelo Programa PNAIC tem proporcionado ao Primeiro Ciclo de Alfabetização e que estão presentes na fala bem como na prática pedagógica das professoras envolvidas na análise. Com base nas respostas das docentes, observou-se que as opiniões são unânimes no que se referem aos novos e positivos resultados proporcionados pelo PNAIC durante o processo de alfabetização nas turmas de 2° e 3° ano do ensino fundamental I. A pesquisa averiguou que a formação continuada abriu novos horizontes quanto aos métodos de alfabetização e letramento no decorrer do Ciclo Básico de Aprendizagem. A análise em questão foi concretizada por meio de pesquisas bibliográficas em livros impressos e sites de busca, em acervos de institutos acreditáveis de autores renomados sobre o argumentado. Realizou-se pesquisa de campo na instituição escolhida a fim de abarcar as demandas entorno do impacto que a formação oferecida pelo PNAIC, proporciona ao Ciclo de Alfabetização. 2016-05-09T14:51:27Z 2016-05-09T14:51:27Z 2016 SOUZA, Rosângela Bobika de Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. 2015, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/725 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Ciclo de alfabetização Formação continuada - professores. |
spellingShingle |
Ciclo de alfabetização Formação continuada - professores. Souza, Rosângela Bobika de Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. |
topic_facet |
Ciclo de alfabetização Formação continuada - professores. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da
Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do
título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Dr.a Ilka de Oliveira Mota. |
author |
Souza, Rosângela Bobika de |
title |
Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. |
title_short |
Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. |
title_full |
Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. |
title_fullStr |
Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. |
title_full_unstemmed |
Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. |
title_sort |
impactos produzidos pelo pnaic na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de monte negro – ro. |
publishDate |
2016 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/725 |
_version_ |
1787136422561447936 |
score |
11.755432 |