/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Nilson Santos.
Autor principal: | Sousa, Domingas Luciene Feitosa |
---|---|
Outros Autores: | Santos, Nilson |
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/790 |
id |
oai:localhost:123456789-790 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-7902018-10-29T19:10:46Z Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha Sousa, Domingas Luciene Feitosa Santos, Nilson Escola ribeirinha Espaço vivido Mapas mentais Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Nilson Santos. Este trabalho é resultado das pesquisas desenvolvidas no período de 2007 a 2008, na escola municipalizada Antônio Augusto Vasconcelos na Vila do Teotônio com uma turma do 6º ano que teve como objetivo apontar elementos geográficos a partir dos mapas mentais desenvolvidos através da percepção dos alunos. Para desenvolver este trabalho foi necessário o uso do aporte teórico dentro da percepção fenomenológica, pois é a partir da essência dos fatos que o ser humano poderá analisar e compreender a importância do meio para o ser vivo, também sugere a realização de pesquisas que estudem a relação entre as pessoas e o meio ambiente. Como elas se dão? Quais sentimentos e idéias surgem a partir dessa relação? Irão afetar as atitudes e os valores individuais e do grupo? Desta forma, os mapas mentais foram utilizados como procedimento metodológico para compreender e interpretar o meio ambiente. Refletir sobre o papel dos mapas mentais na representação do local, focalizando a sua importância no ensino da geografia. Além disso, os mapas mentais são fundamentais para a compreensão e representação do lugar. Os resultados apontam que os mapas mentais são importante como instrumento metodológico para analise do lugar ribeirinho. 2016-05-25T19:30:48Z 2016-05-25T19:30:48Z 2009 Other SOUSA, Domingas Luciene Feitosa. Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 157p. Porto Velho, 2009. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/790 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Escola ribeirinha Espaço vivido Mapas mentais |
spellingShingle |
Escola ribeirinha Espaço vivido Mapas mentais Sousa, Domingas Luciene Feitosa Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha |
topic_facet |
Escola ribeirinha Espaço vivido Mapas mentais |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Nilson Santos. |
format |
Outros |
author |
Sousa, Domingas Luciene Feitosa |
author2 |
Santos, Nilson |
author2Str |
Santos, Nilson |
title |
Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha |
title_short |
Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha |
title_full |
Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha |
title_fullStr |
Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha |
title_full_unstemmed |
Espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha |
title_sort |
espaço vivido e mapas mentais em escola ribeirinha |
publishDate |
2016 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/790 |
_version_ |
1787136430746632192 |
score |
11.755432 |