Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental

This work approaches a proposal of methodology with the intention to work the quadratic function content in a significant way. It also shows that a mathematics teacher who wants follow this proposal should be in disposition to involves himself into the area of pedagogical practice related to the...

ver descrição completa

Autor principal: Lacerda, Thiago Augusto de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1076
id oai:localhost:4321-1076
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10762022-11-25T16:15:31Z Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental Lacerda, Thiago Augusto de Souza Cruz Neto, João http://lattes.cnpq.br/5719708939807276 Cruz Neto, João http://lattes.cnpq.br/5719708939807276 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Santana Filho, Antonio Ferreira http://lattes.cnpq.br/1731091856595215 Matemática Matemática - estudo e ensino Aprendizagem Metodologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This work approaches a proposal of methodology with the intention to work the quadratic function content in a significant way. It also shows that a mathematics teacher who wants follow this proposal should be in disposition to involves himself into the area of pedagogical practice related to the content that wants to teach. These researches will make the teacher have theorical references that will help its in the pedagogical practice. It shows how the content follows a process prior to its appearance for study. It shows that the teacher needs to study the characteristics of his audience before present the appropriate context to approaches quadratic functions. And it is from this context that will make an associative analysis to work the desired content. Then, considering mathematics as technical language, this work approaches how can make a transition from context to content making this a significant thing in students lives. Este trabalho aborda uma proposta de metodologia com o intuito de que o conteúdo Função Quadrática seja trabalhado de forma significativa. Mostra também que um professor de matemática que deseja seguir tal proposta deve estar disposto a se envolver em pesquisas voltadas para a área da prática pedagógica relacionadas com o conteúdo com o qual pretende trabalhar. E que essas pesquisas farão com que o docente adquira para si referenciais teóricos que o ajudarão a melhorar a sua prática pedagógica. Aborda como o conteúdo segue um processo antes do seu aparecimento para estudo. Mostra que o professor precisa estudar as características do seu público alvo antes da apresentação do contexto apropriado para a apresentação das funções quadráticas. E é a partir desse contexto que será feita uma análise associativa para, então, ser trabalhado o conteúdo desejado. Assim, visto que a matemática é uma linguagem técnica, o trabalho em questão aborda como se pode fazer uma transição do contexto para o conteúdo tornando isso algo significativo na vida dos alunos. 2022-11-25T16:13:24Z 2022-11-25 2022-11-25T16:13:24Z 2017-07-05 Trabalho de Conclusão de Curso LACERDA, Thiago Augusto de Souza. Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental. 2017. 52 p. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1076 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Matemática
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Matemática
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem
Metodologia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem
Metodologia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Lacerda, Thiago Augusto de Souza
Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
topic_facet Matemática
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem
Metodologia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work approaches a proposal of methodology with the intention to work the quadratic function content in a significant way. It also shows that a mathematics teacher who wants follow this proposal should be in disposition to involves himself into the area of pedagogical practice related to the content that wants to teach. These researches will make the teacher have theorical references that will help its in the pedagogical practice. It shows how the content follows a process prior to its appearance for study. It shows that the teacher needs to study the characteristics of his audience before present the appropriate context to approaches quadratic functions. And it is from this context that will make an associative analysis to work the desired content. Then, considering mathematics as technical language, this work approaches how can make a transition from context to content making this a significant thing in students lives.
author_additional Cruz Neto, João
author_additionalStr Cruz Neto, João
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Lacerda, Thiago Augusto de Souza
title Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
title_short Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
title_full Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
title_sort proposta metodológica para uma abordagem significativa da função quadrática no 9º ano do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1076
_version_ 1787149974525444096
score 11.653393