/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Interdisciplinaridade, estudo didático para a aprendizagem de função quadrática no Ensino Médio
Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos ma...
Autor principal: | Passos, Ana Paula |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6845657346810137, https://orcid.org/0000-0002-3431-0416 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8249 |
Resumo: |
---|
Na realidade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área de conhecimento no dia a dia. Partindo da experiência docente observou-se que os alunos demonstram dificuldades de assimilação e associação dos conteúdos matemáticos com seu cotidiano. Portanto, está pesquisa tem como objetivo constatar que a relação interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, favorece a assimilação e contextualização do conteúdo Função Quadrática em outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as concepções de Interdisciplinaridade de Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, para realizar um Estudo do Caso em uma instituição de ensino localizada no município de Manaus – AM, com uma amostra de alunos do Ensino Médio; tomando como instrumentos para coleta dos dados, questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante, buscando desenvolver a interdisciplinaridade a partir do conteúdo Função Quadrática com as disciplinas de Biologia, Física e Química através de resolução de problemas. A proposta é tornar o aprendizado significativo para o aluno, contextualizando o conteúdo para facilitar a compreensão e motivar o aluno a aprender. |