Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual

The present work aims to contribute with the elaboration of alternative didactic materials in the teaching-learning process of the physical concepts. The idea arose from the results of the analysis of the researches that point out a lack of inclusive materials in the teaching-learning process...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Flaviane Cristine Santos de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121
id oai:localhost:4321-1121
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-11212023-02-28T14:13:31Z Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual Souza, Flaviane Cristine Santos de Santos, Francisco das Chagas Mendes dos http://lattes.cnpq.br/0799460455712649 Santos, Francisco das Chagas Mendes dos http://lattes.cnpq.br/0799460455712649 Lira, Antonio da Fonseca de http://lattes.cnpq.br/2666579666823512 Herculano, Ricardo de Almeida http://lattes.cnpq.br/4506729004612039 Física - ensino Deficiência visual Materiais táteis CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The present work aims to contribute with the elaboration of alternative didactic materials in the teaching-learning process of the physical concepts. The idea arose from the results of the analysis of the researches that point out a lack of inclusive materials in the teaching-learning process for the visually impaired. In an attempt to fill this gap, it is proposed to elaborate tactile adapted materials for the teaching of spherical mirrors, as a pedagogic tool with a low cost potential, depending on the materials used, in order to alleviate the learning difficulties of the visually impaired. Thus, through these materials, we propose the creation of alternative inclusive materials for the conceptual explanation of the Physical phenomena which in textbooks are merely illustrative. The objective is to develop materials that give students access to illustrative figures by tactile means that make possible the understanding of the phenomena around us for different audiences. Important results of the proposal for teaching-learning process through the use of tactile materials are: (i) Include people with visual impairment; (ii) Perceive the perception of the characteristics and properties of the phenomenological objects involved in the teaching-learning process; (iii) Opportunist the construction of concepts involved in the Physical phenomenon; (iv) To effectively promote the construction of solid mental schemes based on the use of concrete materials. O presente trabalho tem como proposta contribuir com a elaboração de materiais didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos. A ideia surgiu dos resultados da análise das pesquisas que apontam uma lacuna de materiais inclusivos nesse processo de ensino-aprendizagem para deficientes visuais. Na tentativa de preencher tal lacuna, propõem-se a elaboração de materiais adaptados táteis para o ensino de espelhos esféricos, como uma ferramenta pedagógica com potencial de baixo custo, dependendo dos materiais que se utiliza, para amenizar as dificuldades de aprendizagem dos deficientes visuais. Busca-se, assim, por meio desses materiais propor a criação de materiais alternativos inclusivos, para a explicação conceitual dos fenômenos Físicos que nos livros didáticos são meramente ilustrativos. Objetiva-se elaborar materiais que proporcionem aos estudantes acessar figuras ilustrativas por meios táteis que possibilitem a compreensão dos fenômenos a nossa volta para diversos públicos. Resultados importantes da proposta para o processo de ensino-aprendizagem através do uso de materiais táteis são: (i) Incluir pessoas com deficiência visual; (ii) Possibilitar pela percepção a extração de características e propriedades dos objetos fenomênicos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem; (iii) Oportunizar a construção de conceitos envolvidos no fenômeno Físico; (iv) Promover efetivamente a construção de esquemas mentais sólidos em função do uso de materiais concreto. 2023-02-28T14:12:31Z 2023-02-28 2023-02-28T14:12:31Z 2018-06-19 Trabalho de Conclusão de Curso SOUZA, Flaviane Cristine Santos de. Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual. 2018. 67 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Física Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Física Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Física
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Física - ensino
Deficiência visual
Materiais táteis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
spellingShingle Física - ensino
Deficiência visual
Materiais táteis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Souza, Flaviane Cristine Santos de
Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
topic_facet Física - ensino
Deficiência visual
Materiais táteis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description The present work aims to contribute with the elaboration of alternative didactic materials in the teaching-learning process of the physical concepts. The idea arose from the results of the analysis of the researches that point out a lack of inclusive materials in the teaching-learning process for the visually impaired. In an attempt to fill this gap, it is proposed to elaborate tactile adapted materials for the teaching of spherical mirrors, as a pedagogic tool with a low cost potential, depending on the materials used, in order to alleviate the learning difficulties of the visually impaired. Thus, through these materials, we propose the creation of alternative inclusive materials for the conceptual explanation of the Physical phenomena which in textbooks are merely illustrative. The objective is to develop materials that give students access to illustrative figures by tactile means that make possible the understanding of the phenomena around us for different audiences. Important results of the proposal for teaching-learning process through the use of tactile materials are: (i) Include people with visual impairment; (ii) Perceive the perception of the characteristics and properties of the phenomenological objects involved in the teaching-learning process; (iii) Opportunist the construction of concepts involved in the Physical phenomenon; (iv) To effectively promote the construction of solid mental schemes based on the use of concrete materials.
author_additional Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
author_additionalStr Santos, Francisco das Chagas Mendes dos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Souza, Flaviane Cristine Santos de
title Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_short Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_full Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_fullStr Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_full_unstemmed Proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
title_sort proposta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de espelhos esféricos através de materiais didáticos adaptados táteis para discentes com deficiência visual
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1121
_version_ 1787149981507911680
score 11.653393