/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental
This is a proposal for the use of experimentation to teach electricity and magnetism in the 9th grade of Elementary School, which was carried out together with the Supervised Internship at the José Roberto Tadros Education Center - SESC in two 9th grade classes, with a quantity total of 70 stu...
Autor principal: | Neri, Mateus Oliveira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1123 |
id |
oai:localhost:4321-1123 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-11232023-02-28T16:45:09Z O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental Neri, Mateus Oliveira Herculano, Ricardo de Almeida http://lattes.cnpq.br/4506729004612039 Herculano, Ricardo de Almeida http://lattes.cnpq.br/4506729004612039 Ferreira, Danielle Cristina Oliveira http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 Cordeiro Neto, Marcelino http://lattes.cnpq.br/0074451912167520 Física - ensino Aprendizagem significativa Eletricidade Magnetismo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This is a proposal for the use of experimentation to teach electricity and magnetism in the 9th grade of Elementary School, which was carried out together with the Supervised Internship at the José Roberto Tadros Education Center - SESC in two 9th grade classes, with a quantity total of 70 students. The general objective of this work is to demonstrate that the use of experimentation can provide meaningful learning, and the specific objectives are: to investigate through observation, relevant characteristics of students for organization and planning of conducting; identify students' prior knowledge; use experiments to teach electricity and magnetism; and relate theoretical knowledge to experimental knowledge. This work is divided into four moments: observation, conducting, experimentation and data collection. This is based on the Theory of Meaningful Learning, proposed by David Ausubel in which a previous knowledge is related to a new knowledge, giving rise to a new knowledge present in the student's cognitive structure. During the project, two activities are proposed to students, one at the end of observation and the other at the end of experimentation. Thus, when analyzing the results obtained through the responses, it was found that learning, in fact, was significant. Esta é uma proposta ao uso da experimentação para o ensino de eletricidade e magnetismo no 9° ano do Ensino Fundamental, que foi executada juntamente ao Estágio Supervisionado no Centro de Educação José Roberto Tadros - SESC em duas turmas do 9° ano, com um quantitativo total de 70 alunos. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar que o uso da experimentação pode proporcionar uma aprendizagem significativa, e os objetivos específicos são: investigar por meio da observação, características relevantes dos alunos para organização e planejamento da regência; identificar os conhecimentos prévios dos alunos; utilizar experimentos para o ensino de eletricidade e magnetismo; e relacionar o saber teórico com o saber experimental. Este trabalho divide-se em quatro momentos: a observação, a regência, a experimentação e a coleta de dados. Este baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel em que se é relacionado um conhecimento prévio à um novo conhecimento, dando origem à um novo saber presente na estrutura cognitiva do aluno. No decorrer do projeto são propostas duas atividades aos alunos, uma ao fim da observação e outra ao fim da experimentação. Dessa forma, ao analisar os resultados obtidos por meio das respostas, verificou-se que a aprendizagem, de fato, foi significativa. 2023-02-28T16:43:31Z 2023-02-28 2023-02-28T16:43:31Z 2019-12-04 Trabalho de Conclusão de Curso NERI, Mateus Oliveira. O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 63 p. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1123 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Física Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Física Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Física |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física - ensino Aprendizagem significativa Eletricidade Magnetismo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Física - ensino Aprendizagem significativa Eletricidade Magnetismo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Neri, Mateus Oliveira O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental |
topic_facet |
Física - ensino Aprendizagem significativa Eletricidade Magnetismo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
This is a proposal for the use of experimentation to teach electricity and magnetism
in the 9th grade of Elementary School, which was carried out together with the
Supervised Internship at the José Roberto Tadros Education Center - SESC in two
9th grade classes, with a quantity total of 70 students. The general objective of this
work is to demonstrate that the use of experimentation can provide meaningful
learning, and the specific objectives are: to investigate through observation,
relevant characteristics of students for organization and planning of conducting;
identify students' prior knowledge; use experiments to teach electricity and
magnetism; and relate theoretical knowledge to experimental knowledge. This
work is divided into four moments: observation, conducting, experimentation and
data collection. This is based on the Theory of Meaningful Learning, proposed by
David Ausubel in which a previous knowledge is related to a new knowledge,
giving rise to a new knowledge present in the student's cognitive structure. During
the project, two activities are proposed to students, one at the end of observation
and the other at the end of experimentation. Thus, when analyzing the results
obtained through the responses, it was found that learning, in fact, was significant. |
author_additional |
Herculano, Ricardo de Almeida |
author_additionalStr |
Herculano, Ricardo de Almeida |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Neri, Mateus Oliveira |
title |
O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental |
title_short |
O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
o uso da experimentação no ensino da eletricidade e magnetismo no 9º ano do ensino fundamental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1123 |
_version_ |
1787149981808852992 |
score |
11.675608 |