Trabalho de Conclusão de Curso

A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança

This article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
id oai:localhost:4321-1251
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-12512023-05-25T21:01:12Z A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de Pereira, Denis da Silva Pereira, Denis da Silva Silva, Ricardo Lima da Maximiano, Claudina Azevedo Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA This article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement of indigenous school education of the Kokama people. This action seeks to promote the continuing education of indigenous school education teachers, especially those who work in the initial series of basic education in indigenous schools. This project offers didactic and pedagogical resources that meet the specificities of the community organization. The present text expresses the process of re - signification, of reorientation that this action provided in the pedagogical practice of teachers towards intercultural education, especially to the context of the Kokama community - New Hope. In this way, according to the research, it was evidenced that the implementation of this public policy was important since it provided an advance in the production of materials, supports and in the pedagogical practices, effecting as a policy of recognition in this indigenous community. Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o papel da política pública Saberes Indígenas na Escola (SIE), tendo por base a perspectiva de uma professora Kokama que atua na comunidade Nova Esperança na cidade de Manaus-AM. O objetivo deste trabalho foi de verificar a contribuição dos SIE na melhoria da educação escolar indígena do povo Kokama. Esta ação busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica nas escolas indígenas. O referido projeto oferece recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária. O presente texto expressa o processo de ressignificação, de reorientação que esta ação proporcionou na prática pedagógica dos professores rumo a educação intercultural, em especial ao contexto da comunidade kokama - Nova esperança. Desta forma, de acordo com a pesquisa realizada, evidenciou-se que a implementação dessa política pública foi importante visto que proporcionou um avanço na produção de materiais, suportes e nas práticas pedagógicas efetivando-se como uma política de reconhecimento nesta comunidade indígena. 2023-05-12T19:55:06Z 2023-05-12 2023-05-12T19:55:06Z 2018-11-05 Trabalho de Conclusão de Curso http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Zona Leste Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro Instituto Federal do Amazonas IFAM Outro
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural
Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
spellingShingle Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural
Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
topic_facet Povo Kokama; Educação Indígena; Saberes Indígenas na Escola, educação intercultural
Kokama people; Indigenous Education; Indigenous Knowledge in School, intercultural education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
description This article presents some reflections about the role of public policy SIE (Indigenous Knowledge in School), based on the perspective of teacher Kokama who works in the Nova Esperança community in the city of Manaus. The objective of this work was to verify the contribution of SIE in the improvement of indigenous school education of the Kokama people. This action seeks to promote the continuing education of indigenous school education teachers, especially those who work in the initial series of basic education in indigenous schools. This project offers didactic and pedagogical resources that meet the specificities of the community organization. The present text expresses the process of re - signification, of reorientation that this action provided in the pedagogical practice of teachers towards intercultural education, especially to the context of the Kokama community - New Hope. In this way, according to the research, it was evidenced that the implementation of this public policy was important since it provided an advance in the production of materials, supports and in the pedagogical practices, effecting as a policy of recognition in this indigenous community.
author_additional Pereira, Denis da Silva
author_additionalStr Pereira, Denis da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Carvalho, Luiz Rodrigues Menezes de
title A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_short A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_full A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_fullStr A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_full_unstemmed A contribuição da ação Saberes Indígenas na escola para o povo Kokama em Manaus O 'olhar' de uma professora Indígena na comunidade Nova Esperança
title_sort contribuição da ação saberes indígenas na escola para o povo kokama em manaus o 'olhar' de uma professora indígena na comunidade nova esperança
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1251
_version_ 1787149999049539584
score 11.755432