Outro

Podcast raízes: o contar-se de professores em cartas autobiográficas

Este produto educacional, “Podcast Raízes: O contar-se de professores em cartas autobiográficas e suas descobertas da resiliência no processo (auto) formativo.”, resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (PPGE-IFAM), na qual enfatizamos a produção de cartas autob...

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Autor principal: Alencar, Danielle Golvim da Silva
Outros Autores: Gonzaga, Amarildo Menezes
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1387
Resumo:
Este produto educacional, “Podcast Raízes: O contar-se de professores em cartas autobiográficas e suas descobertas da resiliência no processo (auto) formativo.”, resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (PPGE-IFAM), na qual enfatizamos a produção de cartas autobiográficas como uma proposta (auto) formativa, em um processo de reconhecimento de si, e da sua resiliência ao longo da sua jornada pessoal e formativa. Trata-se de um podcast desenvolvido ao longo da pesquisa com o objetivo de encorajar os professores a ter um lugar de falar e refletir acerca de sua jornada formativa e ações referentes a sua prática pedagógica, em um processo de escrita na qual ressignifica suas memórias e a si mesmos. O material que apresentamos é constituído por três momentos que se entrelaçam. O primeiro momento, a apresentação da minha carta autobiográfica para os colegas professores, na qual estabeleço a relação de remetente e destinatário; O segundo momento, eles realizam a leitura de suas cartas autobiográficas como resposta referente a apresentação da carta; O terceiro momento é a vivência e as experiências resultantes desse processo. Compreendemos a importância e necessidade de os docentes vivenciarem a escrita autobiográfica com a finalidade de redescobrir-se, sair de si e visualizar aquilo que por muitas vezes passa despercebido, de conhecer a si mesmo. As cartas permitem nos expressarmos, e experenciar novamente algumas memórias adormecidas, e por fim compreender a superação positiva face as adversidades da vida. Sendo assim acredita-se que essa proposta formativa possa ser utilizada em outros contextos de formação que não o da proposta inicial, pois sugere a prática autobiográfica e narrativa como uma oportunidade para o indivíduo seguir a jornada do conhecer de si, promovendo consequentemente a sua ressignificação.