/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus
Manaus' urbanization was marked by igarapé3 -alterating processes, through channeling and embankments, which began in the nineteenth century, as well as through human occupation on its riverbanks, dumping of sewage and garbage. In this context, the following municipal measures of urban solid was...
Autor principal: | Procópio, João Vítor Lima |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1393 |
id |
oai:localhost:4321-1393 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-13932024-02-20T16:35:48Z Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus Procópio, João Vítor Lima Carneiro, Eltton Ricardo de Lima http://lattes.cnpq.br/0292852098038514 Carneiro, Eltton Ricardo de Lima http://lattes.cnpq.br/0292852098038514 Arruda, Éverton Moura http://lattes.cnpq.br/8458855239132157 Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Santos, Valclides Kid Fernandes dos http://lattes.cnpq.br/7902062389125321 Propaganda e publicidade Marketing social Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Manaus' urbanization was marked by igarapé3 -alterating processes, through channeling and embankments, which began in the nineteenth century, as well as through human occupation on its riverbanks, dumping of sewage and garbage. In this context, the following municipal measures of urban solid waste (USW) 4 management were analyzed: cleaning of shores and streams, garbage men of joy, voluntary delivery points, scheduled collection of large objects and dismantling of inappropriate trash cans. The research is explanatory, bibliographic, qualitative and quantitative with a questionnaire application by volunteering. In their textual and visual aspects, the environmental education campaigns presented restrain pollution of water resources, highlight the negative consequences of this action, and also publicize the municipal services mentioned above. In addition, social marketing’s ability to change values and mediate behaviors that lead to environmental education and conscious consumption was verified. Finally, was observed the need for overt, continuous and multimedia environmental social marketing campaigns to combat river pollution in Manaus. A urbanização de Manaus foi marcada por processos de alteração dos igarapés1 , tanto por meio de canalização e aterros, que se iniciaram no século XIX, como por meio da ocupação humana em suas margens, despejo de esgoto e lixo. Nesse contexto, foram analisadas as seguintes medidas municipais de gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) 2 : limpeza de orlas e igarapés, garis da alegria, pontos de entrega voluntária, coleta agendada de grandes objetos e desarticulação de lixeiras viciadas. A pesquisa é explicativa, bibliográfica, qualitativa e quantitativa com aplicação de questionário por voluntariado. Em seus aspectos textuais e imagéticos, as campanhas de educação ambiental apresentadas coíbem a poluição dos recursos hídricos, ressaltam às consequências negativas dessa ação, e também divulgam os serviços municipais mencionados anteriormente. Além disso, constatou-se a capacidade do marketing social de mudar valores e mediar comportamentos que levem a educação ambiental e ao consumo consciente. Por fim, se observou a necessidade de campanhas de marketing social ambiental ostensivas, continuas e multimídias no combate à poluição dos rios em Manaus. 2023-12-26T16:13:18Z 2023-12-26 2023-12-26T16:13:18Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso PROCÓPIO, João Vítor Lima. Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus. 2023. 85 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1393 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Propaganda e publicidade Marketing social Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
spellingShingle |
Propaganda e publicidade Marketing social Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Procópio, João Vítor Lima Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus |
topic_facet |
Propaganda e publicidade Marketing social Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Manaus' urbanization was marked by igarapé3
-alterating processes, through
channeling and embankments, which began in the nineteenth century, as well as
through human occupation on its riverbanks, dumping of sewage and garbage. In this
context, the following municipal measures of urban solid waste (USW)
4 management
were analyzed: cleaning of shores and streams, garbage men of joy, voluntary delivery
points, scheduled collection of large objects and dismantling of inappropriate trash
cans. The research is explanatory, bibliographic, qualitative and quantitative with a
questionnaire application by volunteering. In their textual and visual aspects, the
environmental education campaigns presented restrain pollution of water resources,
highlight the negative consequences of this action, and also publicize the municipal
services mentioned above. In addition, social marketing’s ability to change values and
mediate behaviors that lead to environmental education and conscious consumption
was verified. Finally, was observed the need for overt, continuous and multimedia
environmental social marketing campaigns to combat river pollution in Manaus. |
author_additional |
Carneiro, Eltton Ricardo de Lima |
author_additionalStr |
Carneiro, Eltton Ricardo de Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Procópio, João Vítor Lima |
title |
Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus |
title_short |
Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus |
title_full |
Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus |
title_fullStr |
Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus |
title_full_unstemmed |
Marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em Manaus |
title_sort |
marketing social e educação ambiental: análise de campanhas publicitárias e outras iniciativas públicas contra a poluição hídrica em manaus |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1393 |
_version_ |
1797014230008856576 |
score |
11.674684 |