Dissertação

História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos

Helminthiases are intestinal diseases caused by helminths (worms), representing a significant challenge for public health. This problem is aggravated by the disparity in the distribution of basic sanitation services and the lack of information about infections, their modes of transmission and...

ver descrição completa

Autor principal: Belém, Josiana Ferreira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1407
id oai:localhost:4321-1407
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14072024-01-26T20:21:56Z História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos Belém, Josiana Ferreira Oliveira, Adriano Teixeira de http://lattes.cnpq.br/9164471794674935 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de http://lattes.cnpq.br/5056348459580471 Araújo, Joeliza Nunes http://lattes.cnpq.br/3983892958051440 Educação em saúde Proposta didática Três momentos pedagógicos Quadrinhos digitais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Helminthiases are intestinal diseases caused by helminths (worms), representing a significant challenge for public health. This problem is aggravated by the disparity in the distribution of basic sanitation services and the lack of information about infections, their modes of transmission and prophylactic measures. Thus, one of the ways to promote health and encourage healthy lifestyle practices is through health education in the school environment. This practice not only encourages changes in behavior, but also contributes substantially to improving quality of life and fosters the development of knowledge that promotes self-care. In this learning context, the use of comic books can be presented as a didactic alternative that facilitates the teaching and learning process on the topic of helminthiasis. Comics and their various genres have become popular in recent decades and have been inserted into the school environment with the purpose of assisting in the development of learning situations. Therefore, this research aims to investigate a didactic proposal systematized in the Three Pedagogical Moments (3MP), focusing on teaching and learning the theme of helminthiasis through comic books, aimed at high school students. The approach adopted in this research is qualitative in nature, using participatory research as its methodology. Data collection took place through the application of a diagnostic questionnaire, the answers to which helped both in verifying prior knowledge about the topic in question and in characterizing the subjects; and final questionnaire for the research and production of digital comics, in addition to participant observation. The results of the questionnaires were tabulated and analyzed in Microsoft Excel and presented in the form of tables and graphs, while the comics were evaluated based on an analytical rubric. The educational product resulting from this research is a teaching guide entitled “Health education from the production of comic books: teaching guide”, which presents a didactic proposal for health education in high school. The use of 3MP in conjunction with the language of comics, combined with activities centered on the active participation of students, played a fundamental role in the engagement and motivation of participants throughout the pedagogical activities. This resulted in a better understanding of the content studied and the acquisition of new knowledge related to the forms of transmission, symptoms, causative agents and prevention measures for helminthiasis. As helmintíases são doenças intestinais causadas por helmintos (vermes), constituindo-se como um desafio significativo para a saúde pública. Esse problema é agravado pela disparidade na distribuição de serviços de saneamento básico e pela carência de informações sobre as infecções, seus modos de transmissão e medidas profiláticas. Assim, uma das formas de se promover a saúde e incentivar práticas de vida saudáveis é por meio da educação em saúde no ambiente escolar. Essa prática não apenas estimula mudanças de comportamento, mas também contribui substancialmente para a melhoria da qualidade de vida e fomenta o desenvolvimento de conhecimentos promotores do autocuidado. Nesse contexto de aprendizagem, a utilização de histórias em quadrinhos (HQ) pode se apresentar como uma alternativa didática facilitadora do processo de ensino e aprendizagem sobre a temática helmintíases. A HQ e seus diversos gêneros se popularizou nas últimas décadas e vem sendo inserida no ambiente escolar com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de situações de aprendizagem. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar uma proposta didática sistematizada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), com enfoque no ensino e na aprendizagem da temática helmintíases por meio de histórias em quadrinhos, destinada a alunos do Ensino Médio. A abordagem adotada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como metodologia a pesquisa participante. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário diagnóstico, cuja respostas ajudaram tanto na verificação dos conhecimentos prévios acerca da temática em questão quanto na caracterização dos sujeitos; e questionário final da pesquisa e produção de histórias em quadrinhos digitais, além da observação participante. Os resultados dos questionários foram tabulados e analisados no Microsoft Excel e apresentados em forma de tabelas e gráfico, enquanto as histórias em quadrinhos foram avaliadas com base em uma rubrica analítica. O produto educacional resultante desta pesquisa é um guia didático intitulado “Educação em saúde a partir da produção de histórias em quadrinhos: guia didático”, que apresenta uma proposta didática para a Educação em saúde no Ensino Médio. A utilização dos 3MP em conjunto com a linguagem da história em quadrinhos, aliados a atividades centradas na participação ativa dos alunos, desempenharam um papel fundamental no engajamento e motivação dos participantes ao longo das atividades pedagógicas. Isso resultou em uma melhor compreensão dos conteúdos estudados e na aquisição de novos conhecimentos relacionados às formas de transmissão, sintomas, agentes causadores e medidas de prevenção das helmintíases. FAPEAM 2024-01-26T19:42:11Z 2024-01-26 2024-01-26T19:42:11Z 2023-11-27 Dissertação BELÉM, Josiana Ferreira. História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos. 2023. 99 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1407 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Educação em saúde
Proposta didática
Três momentos pedagógicos
Quadrinhos digitais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação em saúde
Proposta didática
Três momentos pedagógicos
Quadrinhos digitais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Belém, Josiana Ferreira
História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos
topic_facet Educação em saúde
Proposta didática
Três momentos pedagógicos
Quadrinhos digitais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Helminthiases are intestinal diseases caused by helminths (worms), representing a significant challenge for public health. This problem is aggravated by the disparity in the distribution of basic sanitation services and the lack of information about infections, their modes of transmission and prophylactic measures. Thus, one of the ways to promote health and encourage healthy lifestyle practices is through health education in the school environment. This practice not only encourages changes in behavior, but also contributes substantially to improving quality of life and fosters the development of knowledge that promotes self-care. In this learning context, the use of comic books can be presented as a didactic alternative that facilitates the teaching and learning process on the topic of helminthiasis. Comics and their various genres have become popular in recent decades and have been inserted into the school environment with the purpose of assisting in the development of learning situations. Therefore, this research aims to investigate a didactic proposal systematized in the Three Pedagogical Moments (3MP), focusing on teaching and learning the theme of helminthiasis through comic books, aimed at high school students. The approach adopted in this research is qualitative in nature, using participatory research as its methodology. Data collection took place through the application of a diagnostic questionnaire, the answers to which helped both in verifying prior knowledge about the topic in question and in characterizing the subjects; and final questionnaire for the research and production of digital comics, in addition to participant observation. The results of the questionnaires were tabulated and analyzed in Microsoft Excel and presented in the form of tables and graphs, while the comics were evaluated based on an analytical rubric. The educational product resulting from this research is a teaching guide entitled “Health education from the production of comic books: teaching guide”, which presents a didactic proposal for health education in high school. The use of 3MP in conjunction with the language of comics, combined with activities centered on the active participation of students, played a fundamental role in the engagement and motivation of participants throughout the pedagogical activities. This resulted in a better understanding of the content studied and the acquisition of new knowledge related to the forms of transmission, symptoms, causative agents and prevention measures for helminthiasis.
author_additional Oliveira, Adriano Teixeira de
author_additionalStr Oliveira, Adriano Teixeira de
format Dissertação
author Belém, Josiana Ferreira
title História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos
title_short História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos
title_full História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos
title_fullStr História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos
title_full_unstemmed História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos
title_sort história em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1407
_version_ 1797014232271683584
score 11.755432