Trabalho de Conclusão de Curso

Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro

The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journali...

ver descrição completa

Autor principal: Garcia, André Vitor Protázio
Outros Autores: Sousa, Luíse Rafaela Costa de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420
id oai:localhost:4321-1420
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14202024-02-20T16:28:00Z Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro Garcia, André Vitor Protázio Sousa, Luíse Rafaela Costa de Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Batista, Daniel Luiz dos Santos http://lattes.cnpq.br/0809053848636996 Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local newspaper "Diário da Capital": its mobile site. O jornal impresso passou por transformações significativas desde o seu surgimento, no século XV. Com a popularização da internet, surgiram os websites, que possibilitaram a migração dos jornais para o ambiente digital; no entanto, há sites que não comunicam eficientemente a essência das marcas jornalísticas e apresentam problemas de usabilidade e acessibilidade. O objetivo deste TCC é desenvolver o redesign da marca “Diário da Capital”, e implementar um novo modelo para seu site mobile, analisando o impacto dessas mudanças na percepção do corpo acadêmico do curso de Publicidade do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Centro. A pesquisa adota abordagem quali-quantitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, coletando a bibliografia já tornada pública acerca do conteúdo de UX design e identidade visual, questionários online para avaliar a percepção do público acadêmico em relação à marca, e um teste de usabilidade para compreender a opinião dos usuários acerca do visual da nova interface mobile. Como resultado, foi obtido um novo Sistema de Identidade Visual, testado e aplicado no principal ponto de contato do jornal local "Diário da Capital": seu site mobile. 2024-02-20T14:41:08Z 2024-02-20 2024-02-20T14:41:08Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso GARCIA, André Vítor Protázio ; SOUSA, Luíse Rafaela Costa de. Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 89 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Publicidade
Identidade visual
Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
spellingShingle Publicidade
Identidade visual
Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Garcia, André Vitor Protázio
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
topic_facet Publicidade
Identidade visual
Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local newspaper "Diário da Capital": its mobile site.
author_additional Lira, Wallace
author_additionalStr Lira, Wallace
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Garcia, André Vitor Protázio
author2 Sousa, Luíse Rafaela Costa de
author2Str Sousa, Luíse Rafaela Costa de
title Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
title_short Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
title_full Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
title_fullStr Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
title_full_unstemmed Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
title_sort análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no ifam campus manaus centro
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420
_version_ 1797014234907803648
score 11.653393