/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro
The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journali...
Autor principal: | Garcia, André Vitor Protázio |
---|---|
Outros Autores: | Sousa, Luíse Rafaela Costa de |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420 |
id |
oai:localhost:4321-1420 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-14202024-02-20T16:28:00Z Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro Garcia, André Vitor Protázio Sousa, Luíse Rafaela Costa de Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Batista, Daniel Luiz dos Santos http://lattes.cnpq.br/0809053848636996 Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local newspaper "Diário da Capital": its mobile site. O jornal impresso passou por transformações significativas desde o seu surgimento, no século XV. Com a popularização da internet, surgiram os websites, que possibilitaram a migração dos jornais para o ambiente digital; no entanto, há sites que não comunicam eficientemente a essência das marcas jornalísticas e apresentam problemas de usabilidade e acessibilidade. O objetivo deste TCC é desenvolver o redesign da marca “Diário da Capital”, e implementar um novo modelo para seu site mobile, analisando o impacto dessas mudanças na percepção do corpo acadêmico do curso de Publicidade do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Centro. A pesquisa adota abordagem quali-quantitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica, coletando a bibliografia já tornada pública acerca do conteúdo de UX design e identidade visual, questionários online para avaliar a percepção do público acadêmico em relação à marca, e um teste de usabilidade para compreender a opinião dos usuários acerca do visual da nova interface mobile. Como resultado, foi obtido um novo Sistema de Identidade Visual, testado e aplicado no principal ponto de contato do jornal local "Diário da Capital": seu site mobile. 2024-02-20T14:41:08Z 2024-02-20 2024-02-20T14:41:08Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso GARCIA, André Vítor Protázio ; SOUSA, Luíse Rafaela Costa de. Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 89 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
spellingShingle |
Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Garcia, André Vitor Protázio Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
topic_facet |
Publicidade Identidade visual Design CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
The printed newspaper has undergone significant transformations since its emergence
in the 15th century. With the popularization of the internet, websites emerged, enabling
newspapers to migrate to the digital environment; however, some sites do not
efficiently communicate the essence of journalistic brands and present usability and
accessibility issues. The objective of this undergraduate thesis is to develop the
redesign of the "Diário da Capital" brand and implement a new model for its mobile
site, analyzing the impact of these changes on the perception of the academic
community of the Advertising course at the Federal Institute of Amazonas, Manaus
Centro campus. The research adopts a qualitative-quantitative approach, using
bibliographic research techniques, collecting publicly available literature on UX design
and visual identity, online questionnaires to assess the perception of the academic
audience regarding the brand, and a usability test to understand users' opinions on the
visual aspects of the new mobile interface. As a result, a new Visual Identity System
was obtained, tested, and applied to the primary point of contact for the local
newspaper "Diário da Capital": its mobile site. |
author_additional |
Lira, Wallace |
author_additionalStr |
Lira, Wallace |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Garcia, André Vitor Protázio |
author2 |
Sousa, Luíse Rafaela Costa de |
author2Str |
Sousa, Luíse Rafaela Costa de |
title |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_short |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_full |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_fullStr |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_full_unstemmed |
Análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no IFAM Campus Manaus Centro |
title_sort |
análise do impacto da nova identidade visual de um jornal local na experiência do usuário em uma interface digital mobile: um estudo com o corpo acadêmico de publicidade no ifam campus manaus centro |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1420 |
_version_ |
1797014234907803648 |
score |
11.653393 |