Trabalho de Conclusão de Curso

A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados

The popularity of Japanese cartoons, popularly known as anime and which had its origin in the 60s, are already considered a worldwide cultural phenomenon and are already part of the fun of many people, becoming a great target for consumption of licensed products in the Brazilian market. Thus, t...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Bruna Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1481
id oai:localhost:4321-1481
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14812024-07-08T22:03:12Z A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados Martins, Bruna Oliveira Batista, Daniel Luiz dos Santos http://lattes.cnpq.br/0809053848636996 Batista, Daniel Luiz dos Santos http://lattes.cnpq.br/0809053848636996 Arruda, Éverton Moura http://lattes.cnpq.br/8458855239132157 Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Publicidade Marketing Produtos licenciados - anime CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA The popularity of Japanese cartoons, popularly known as anime and which had its origin in the 60s, are already considered a worldwide cultural phenomenon and are already part of the fun of many people, becoming a great target for consumption of licensed products in the Brazilian market. Thus, the Course Completion Work (TCC) proposes as a general objective to identify the influence and cultural impact that Japanese animations have on the consumption of licensed products. The research is of the Narrative Literature Review type, with a qualitative approach, with descriptive and exploratory purposes and bibliographic procedures. The emergence of anime in the last ten years in Brazil has had great impacts on the diversification of distribution and consumption modes in the Brazilian economy, since licensed products contribute to the diffusion and expansion of world culture in the country and through this, access to Japanese cartoons. Finally, it is concluded that anime has become a pillar of Japanese television and modern culture, especially after its worldwide popularization through streaming platforms, contributing to the economic expansion not only of Japan, but of other countries that sell products focused on these cartoons. A popularidade dos desenhos japoneses conhecidos popularmente como animes e que tiveram sua origem nas décadas de 60, já são considerados um fenômeno cultural mundial e já fazem parte da diversão de várias pessoas, tornando-se um grande alvo de consumo de produtos licenciados no mercado brasileiro. Dessa forma, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe como objetivo geral identificar a influência e o impacto cultural que as animações japonesas possuem sobre o consumo de produtos licenciados. A pesquisa é do tipo Revisão de Literatura Narrativa, com abordagem qualitativa, com fins descritiva e exploratória e de procedimentos bibliográficos. O surgimento dos animes nos últimos dez anos no Brasil, vem promovendo grandes impactos na diversificação dos modos de distribuição e consumo na economia brasileira, uma vez que os produtos licenciados contribuem na difusão e expansão da cultura mundial no país e por meio deste, o acesso aos desenhos animados japoneses. Por fim, conclui-se que os animes tornaram-se pilares da cultura japonesa televisiva e moderna, principalmente após sua popularização mundial por meio das plataformas de streaming, contribuindo para a expansão econômica não somente do Japão, mas de outros países que vendem produtos com foco nesses desenhos animados. 2024-07-08T21:26:36Z 2024-07-08 2024-07-08T21:26:36Z 2023-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso MARTINS, Bruna Oliveira. A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados. 2023. 52 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1481 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Publicidade
Marketing
Produtos licenciados - anime
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
spellingShingle Publicidade
Marketing
Produtos licenciados - anime
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Martins, Bruna Oliveira
A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
topic_facet Publicidade
Marketing
Produtos licenciados - anime
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description The popularity of Japanese cartoons, popularly known as anime and which had its origin in the 60s, are already considered a worldwide cultural phenomenon and are already part of the fun of many people, becoming a great target for consumption of licensed products in the Brazilian market. Thus, the Course Completion Work (TCC) proposes as a general objective to identify the influence and cultural impact that Japanese animations have on the consumption of licensed products. The research is of the Narrative Literature Review type, with a qualitative approach, with descriptive and exploratory purposes and bibliographic procedures. The emergence of anime in the last ten years in Brazil has had great impacts on the diversification of distribution and consumption modes in the Brazilian economy, since licensed products contribute to the diffusion and expansion of world culture in the country and through this, access to Japanese cartoons. Finally, it is concluded that anime has become a pillar of Japanese television and modern culture, especially after its worldwide popularization through streaming platforms, contributing to the economic expansion not only of Japan, but of other countries that sell products focused on these cartoons.
author_additional Batista, Daniel Luiz dos Santos
author_additionalStr Batista, Daniel Luiz dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Martins, Bruna Oliveira
title A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
title_short A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
title_full A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
title_fullStr A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
title_full_unstemmed A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
title_sort influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1481
_version_ 1806619741214736384
score 11.687526