Trabalho de Conclusão de Curso

Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio

With the advancement of technologies, it is possible to find virtual reality increasingly immersed in the daily lives of human beings. In the school environment, it has gained space, since through it is possible to generate significant learning, allowing the student to experience new sensation...

ver descrição completa

Autor principal: Noronha Junior, Alexandre Medina
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1524
id oai:localhost:4321-1524
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15242024-09-24T21:40:08Z Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio Noronha Junior, Alexandre Medina Souza, Heliamara Paixão Filizola Souza, Heliamara Paixão Filizola Melo, Ana Cláudia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 Costa, Katia Maria Guimarães http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 Ensino de Química Realidade virtual Roteiro didático CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM With the advancement of technologies, it is possible to find virtual reality increasingly immersed in the daily lives of human beings. In the school environment, it has gained space, since through it is possible to generate significant learning, allowing the student to experience new sensations that go beyond those experienced when the teacher only uses didactic resources such as the board and the textbook. However, due to its high implementation, schools and their teachers encounter numerous difficulties in working with virtual reality in the classroom. Thus, the objective of this work is to understand how the Cardboard application can help the teaching of chemistry through the use of didactic scripts. The activities were applied with students from a public school in the city of Manaus, and as results, it was noted that the use of technological resources and the didactic script for the teaching of chemistry, specifically with the theme of molecular interactions, based on virtual reality, allowed not only a better understanding of the content, but also a bilateral relationship between educator and student. Com o avanço das tecnologias é possível encontrar cada vez mais a realidade virtual imersa no dia a dia dos seres humanos. No âmbito escolar ela ganhou espaço, já que, por meio dela, é possível gerar uma aprendizagem significativa permitindo que o aluno experimente novas sensações que vão para além daquelas vivenciadas quando o professor utiliza apenas recursos didáticos como quadro e livro didático. No entanto, devido a sua alta implementação, as escolas e seus docentes encontram inúmeras dificuldades em trabalhar a realidade virtual em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é entender como o aplicativo Cardboard pode auxiliar o ensino de Química a partir da utilização de roteiros didáticos. As atividades foram aplicadas com alunos de uma escola pública da cidade de Manaus, e como resultados, notou-se que, o uso de recursos tecnológicos e do roteiro didático para o ensino de química, especificamente com a temática de interações moleculares, alicerçados a realidade virtual, permitiu não somente uma melhor compreensão acerca do conteúdo, mas também uma relação bilateral entre educador e educando. 2024-09-24T21:40:08Z 2024-09-24 2024-09-24T21:40:08Z 2021-08-13 Trabalho de Conclusão de Curso NORONHA JUNIOR, Alexandre Medina. Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio. 2021. 47 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1524 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de Química
Realidade virtual
Roteiro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de Química
Realidade virtual
Roteiro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Noronha Junior, Alexandre Medina
Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio
topic_facet Ensino de Química
Realidade virtual
Roteiro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description With the advancement of technologies, it is possible to find virtual reality increasingly immersed in the daily lives of human beings. In the school environment, it has gained space, since through it is possible to generate significant learning, allowing the student to experience new sensations that go beyond those experienced when the teacher only uses didactic resources such as the board and the textbook. However, due to its high implementation, schools and their teachers encounter numerous difficulties in working with virtual reality in the classroom. Thus, the objective of this work is to understand how the Cardboard application can help the teaching of chemistry through the use of didactic scripts. The activities were applied with students from a public school in the city of Manaus, and as results, it was noted that the use of technological resources and the didactic script for the teaching of chemistry, specifically with the theme of molecular interactions, based on virtual reality, allowed not only a better understanding of the content, but also a bilateral relationship between educator and student.
author_additional Souza, Heliamara Paixão Filizola
author_additionalStr Souza, Heliamara Paixão Filizola
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Noronha Junior, Alexandre Medina
title Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio
title_short Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio
title_full Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio
title_fullStr Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio
title_sort roteiros didáticos: proposta de ensino utilizando o cardboard para abordar a temática de forças intermoleculares com alunos do ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1524
_version_ 1811330653064527872
score 11.755432