Trabalho de Conclusão de Curso

O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física

The present work arose through an Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships and supervised internship with the objective of helping both teachers and students in relation to the difficulties encountered in the classroom during the development of the Chemistry and Physics curriculum...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Gabriela Oliveira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1529
id oai:localhost:4321-1529
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15292024-09-24T22:59:15Z O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física Almeida, Gabriela Oliveira de Farias, Fabrício de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6265424660011447 Farias, Fabrício de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6265424660011447 Souza, Heliamara Paixão de http://lattes.cnpq.br/0367991915005308 Braga, José Francisco Aparecido http://lattes.cnpq.br/8311026342420534 Ensino de química e física Lúdico Textos padronizados Jogo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present work arose through an Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships and supervised internship with the objective of helping both teachers and students in relation to the difficulties encountered in the classroom during the development of the Chemistry and Physics curriculum component, taught in high school. Through this work, one can observe the vast difficulty that was found in the classroom, with regard to the topics covered, student-teacher relationship and other facts found there. We know that chemistry and physics, even today, is still a barrier for students who are aiming for training, some adapt, others like it and of course there are also those who did not know how to deal with this problem. So to make it easy for everyone, easy-to-understand work was carried out with playful activities, linking the students' daily life with teaching, making them critical, participatory and contributing to science in their training. Through several bibliographical researches, it was observed that the list of materials with a playful nature, are practically unavailable for the teaching of chemistry and physics. Thinking about changing this panorama, we implemented standardized texts to make the student stay up to date with the subject in a fun, participatory way and study with more pleasure, that is, thinking about learning, as the material has a summarized textual structure, but it is dynamic and objective, besides offering illustrative pictures and language in a way that the reader of any age can understand. In addition, games were prepared to continue textual exploration and consolidate the construction of concepts The work was applied at the Federal Institute of Amazonas - CMC to a group of integrated technical course in the 2nd year of high school, under the guidance of Professor Fabrício Farias, who taught the Physics curriculum component for this group. On the occasion, we delivered the texts through the teacher for reading in the classroom, the games were made available and the students were instructed to play at their homes and consequently sent them for correction and feedback, something necessary for the qualitative research conclusion. O presente trabalho surgiu através de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e estágio supervisionado com objetivo de auxiliar tanto professores quantos aos alunos em relação às dificuldades encontradas em sala de aula durante o desenvolvimento do componente curricular Química e Física, ministrados no ensino médio. Por meio deste trabalho, pode-se observar a vasta dificuldade que se encontrava em sala de aula, no que diz respeito aos assuntos abordados, relação aluno-professor e os demais fatos ali encontrados. Sabemos que a química e a física até mesmo nos dias de hoje, ainda se encontra como uma barreira para os alunos que estão com o intuito de formação, uns se adequam, outros gostam e claro, também existem aqueles que não souberam lidar com este problema, então para que fosse fácil para todos, foi realizado trabalhos de fácil entendimento com o lúdico, ligando o dia-dia dos alunos com o ensino, fazendo com que os tornem críticos, participativos e que colaborem adiante para a ciência em suas formações. Através de diversas pesquisas bibliográficas, observou-se que o rol de materiais com natureza lúdica, são praticamente indisponíveis para o ensino de química e física. Pensando em mudar esse panorama, implementamos textos padronizados para fazer com que o aluno fique por dentro do assunto de maneira divertida, participativa e estude com mais prazer, isto é, pensando no aprender, pois o material apresenta uma estrutura textual resumida, porém é dinâmico e bem objetivo, além de oferecer figuras ilustrativas e linguagem de maneira que o leitor de qualquer idade possa entender. Além disso foram preparados os jogos para dar continuidade a exploração textual e consolidar a construção de conceitos. O trabalho foi aplicado no Instituto Federal do Amazonas – CMC para uma turma de curso técnico integrado do 2 o ano do ensino médio, com a orientação do professor Fabrício Farias que lecionava para essa turma o componente curricular Física. Na oportunidade realizamos a entrega dos textos através do professor para leitura em sala de aula, já os jogos, este foram disponibilizados e os alunos foram orientados a realizarem em suas casas e consequentemente enviaram os mesmos para correção e envio do feedback, algo necessário para a conclusão da pesquisa qualitativa. 2024-09-24T22:59:15Z 2024-09-24 2024-09-24T22:59:15Z 2021-08-11 Trabalho de Conclusão de Curso ALMEIDA, Gabriela Oliveira de. O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física. 2021. 63 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1529 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de química e física
Lúdico
Textos padronizados
Jogo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino de química e física
Lúdico
Textos padronizados
Jogo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Almeida, Gabriela Oliveira de
O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
topic_facet Ensino de química e física
Lúdico
Textos padronizados
Jogo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present work arose through an Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships and supervised internship with the objective of helping both teachers and students in relation to the difficulties encountered in the classroom during the development of the Chemistry and Physics curriculum component, taught in high school. Through this work, one can observe the vast difficulty that was found in the classroom, with regard to the topics covered, student-teacher relationship and other facts found there. We know that chemistry and physics, even today, is still a barrier for students who are aiming for training, some adapt, others like it and of course there are also those who did not know how to deal with this problem. So to make it easy for everyone, easy-to-understand work was carried out with playful activities, linking the students' daily life with teaching, making them critical, participatory and contributing to science in their training. Through several bibliographical researches, it was observed that the list of materials with a playful nature, are practically unavailable for the teaching of chemistry and physics. Thinking about changing this panorama, we implemented standardized texts to make the student stay up to date with the subject in a fun, participatory way and study with more pleasure, that is, thinking about learning, as the material has a summarized textual structure, but it is dynamic and objective, besides offering illustrative pictures and language in a way that the reader of any age can understand. In addition, games were prepared to continue textual exploration and consolidate the construction of concepts The work was applied at the Federal Institute of Amazonas - CMC to a group of integrated technical course in the 2nd year of high school, under the guidance of Professor Fabrício Farias, who taught the Physics curriculum component for this group. On the occasion, we delivered the texts through the teacher for reading in the classroom, the games were made available and the students were instructed to play at their homes and consequently sent them for correction and feedback, something necessary for the qualitative research conclusion.
author_additional Farias, Fabrício de Oliveira
author_additionalStr Farias, Fabrício de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Almeida, Gabriela Oliveira de
title O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
title_short O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
title_full O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
title_fullStr O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
title_full_unstemmed O uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
title_sort o uso de textos padronizados e jogos lúdicos como recursos didáticos para auxiliar na aprendizagem de química e física
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1529
_version_ 1811330653999857664
score 11.755432