Dissertação

O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado

This research investigates the implementation of the integrated curriculum in the Integrated High School with Technical Education at the Federal Institute of Amazonas (IFAM), with an emphasis on the curricular integration of the English Language in the Information Technology technical course....

ver descrição completa

Autor principal: Bezerra, Cleber de Souza
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1703
id oai:localhost:4321-1703
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-17032025-04-29T17:51:56Z O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado Bezerra, Cleber de Souza Frota, Vitor Bremgartner da http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 Frota, Vitor Bremgartner da http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 Lima, Maria Francisca Morais de http://lattes.cnpq.br/5134533993186051 Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Currículo Integrado Ensino Médio Integrado Inglês para fins específicos Metodologias Ativas Análise de necessidades CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This research investigates the implementation of the integrated curriculum in the Integrated High School with Technical Education at the Federal Institute of Amazonas (IFAM), with an emphasis on the curricular integration of the English Language in the Information Technology technical course. The study stems from the observation of curricular fragmentation and educational duality between English Language and technical subjects, evidenced throughout the Professional and Technological Education Graduate Program (ProfEPT). Considering the importance of English in the technology field and the need for an omnilateral education, the research analyzes how an instructional material can contribute to the implementation of the integrated curriculum. The methodological approach adopted is qualitative, based on Discursive Textual Analysis (DTA), as proposed by Moraes and Galiazzi (2011), following three stages: 1) unitization, 2) categorization, and 3) metatext production. Data collection was carried out through semi-structured interviews with seven English teachers from IFAM and the analysis of Course Pedagogical Project (PPC). DTA enabled the construction of analytical categories that revealed structural challenges such as the lack of specific training for teaching English for Specific Purposes (ESP), the absence of curricular integration, and the undervaluation of the English Language discipline within the context of Professional and Technological Education (PTE). Furthermore, it was found that curricular fragmentation and the lack of interdisciplinary approaches hinder the potential of English language teaching as a support tool for students’ technical education. In response to these challenges, the Practical Guide to English for Specific Purposes: Guidelines and Suggestions for Teachers of the Information Technology Course in Integrated High School was developed, featuring methodological proposals, pedagogical strategies, and integrative activities to strengthen the connection between the English Language and the technical components of the course. The study concludes that the implementation of the integrated curriculum requires continuous teacher training, student needs analysis, and active methodologies that foster the connection between English content and the specific demands of the Information Technology technical course. This instructional material is expected to contribute to overcoming educational duality and to the development of an integrated and contextualized teaching approach in Professional and Technological Education. A presente pesquisa investiga a efetivação do currículo integrado no Ensino Médio Integrado ao Técnico no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com ênfase na integração curricular da Língua Inglesa no curso técnico de Informática. O estudo parte da constatação da fragmentação curricular e da dualidade educacional entre Língua Inglesa e as disciplinas técnicas, evidenciada ao longo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Considerando a importância do inglês na tecnologia e a necessidade de uma formação omnilateral, a pesquisa analisa como um material instrucional pode contribuir para a concretização do currículo integrado. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD), conforme proposta por Moraes e Galiazzi (2011), seguindo três etapas: 1) unitarização, 2) categorização e 3) produção de metatextos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com sete professores de inglês do IFAM e análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A ATD permitiu a construção de categorias analíticas que evidenciaram desafios estruturais, como a ausência de formação específica para o ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP), a falta de integração curricular e a desvalorização da disciplina de Língua Inglesa no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, verificou-se que a fragmentação curricular e a carência de abordagens interdisciplinares comprometem o ensino do inglês como suporte à formação técnica. Diante desses desafios, foi elaborado o Guia Prático de Inglês para Fins Específicos: orientações e sugestões para professores do curso de Informática do Ensino Médio Integrado, contendo propostas metodológicas, estratégias pedagógicas e atividades integradoras para fortalecer a relação entre a Língua Inglesa e os componentes técnicos do curso. O estudo conclui que a implementação do currículo integrado requer formação docente contínua, análise de necessidades dos estudantes e metodologias ativas que promovam a conexão entre os conteúdos de inglês e as demandas do curso técnico de Informática. Espera-se que este material contribua para a superação da dualidade educacional e a construção de um ensino integrado e contextualizado na Educação Profissional e Tecnológica. 2025-04-29T17:51:56Z 2025-04-29 2025-04-29T17:51:56Z 2025-03-31 Dissertação BEZERRA, Cleber de Souza. O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado. 2025. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1703 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Currículo Integrado
Ensino Médio Integrado
Inglês para fins específicos
Metodologias Ativas
Análise de necessidades
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Currículo Integrado
Ensino Médio Integrado
Inglês para fins específicos
Metodologias Ativas
Análise de necessidades
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Bezerra, Cleber de Souza
O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado
topic_facet Currículo Integrado
Ensino Médio Integrado
Inglês para fins específicos
Metodologias Ativas
Análise de necessidades
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research investigates the implementation of the integrated curriculum in the Integrated High School with Technical Education at the Federal Institute of Amazonas (IFAM), with an emphasis on the curricular integration of the English Language in the Information Technology technical course. The study stems from the observation of curricular fragmentation and educational duality between English Language and technical subjects, evidenced throughout the Professional and Technological Education Graduate Program (ProfEPT). Considering the importance of English in the technology field and the need for an omnilateral education, the research analyzes how an instructional material can contribute to the implementation of the integrated curriculum. The methodological approach adopted is qualitative, based on Discursive Textual Analysis (DTA), as proposed by Moraes and Galiazzi (2011), following three stages: 1) unitization, 2) categorization, and 3) metatext production. Data collection was carried out through semi-structured interviews with seven English teachers from IFAM and the analysis of Course Pedagogical Project (PPC). DTA enabled the construction of analytical categories that revealed structural challenges such as the lack of specific training for teaching English for Specific Purposes (ESP), the absence of curricular integration, and the undervaluation of the English Language discipline within the context of Professional and Technological Education (PTE). Furthermore, it was found that curricular fragmentation and the lack of interdisciplinary approaches hinder the potential of English language teaching as a support tool for students’ technical education. In response to these challenges, the Practical Guide to English for Specific Purposes: Guidelines and Suggestions for Teachers of the Information Technology Course in Integrated High School was developed, featuring methodological proposals, pedagogical strategies, and integrative activities to strengthen the connection between the English Language and the technical components of the course. The study concludes that the implementation of the integrated curriculum requires continuous teacher training, student needs analysis, and active methodologies that foster the connection between English content and the specific demands of the Information Technology technical course. This instructional material is expected to contribute to overcoming educational duality and to the development of an integrated and contextualized teaching approach in Professional and Technological Education.
author_additional Frota, Vitor Bremgartner da
author_additionalStr Frota, Vitor Bremgartner da
format Dissertação
author Bezerra, Cleber de Souza
title O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado
title_short O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado
title_full O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado
title_fullStr O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado
title_full_unstemmed O ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM): um olhar para o currículo integrado
title_sort o ensino da língua inglesa no curso de informática no contexto da educação profissional técnica de nível médio (eptnm): um olhar para o currículo integrado
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1703
_version_ 1831986038070837248
score 11.755432