Outro

Cadernos de oficinas pedagógicas para a formação continuada de professores de EJA

O presente caderno de Oficinas originou-se de uma pesquisa de formação continuada de professores em serviço, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro (IFAM/CMC), na Linha de P...

ver descrição completa

Autor principal: Cavalcante Filho, João da Costa
Outros Autores: Ponciano, Nilton Paulo
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/354
Resumo:
O presente caderno de Oficinas originou-se de uma pesquisa de formação continuada de professores em serviço, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro (IFAM/CMC), na Linha de Pesquisa 1 – Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico. Esta proposta visa a desenvolver a proposta de formação continuada com professores da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na intencionalidade de dialogar com a valoração profissional. Registre-se que embora seja um produto tecnológico elaborado para um público-alvo específico – os professores/as que atuam na EJA – estas Oficinas poderão ainda servir de repertório para os demais segmentos da modalidade, bem como, em geral, da educação básica. O caderno dispõe do trabalho com dinâmicas de grupo que atendem aos cinco eixos temáticos: integração, comunicação, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional e avaliação. Idealizado como curso de formação continuada para professores da EJA, o trabalho desenvolvido nas Oficinas pedagógicas são baseados em ações/reações promovidas pelas dinâmicas de grupo que potencializam, assim, as bases motivacionais da compreensão de “si” e da profissão docente.