/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Educação Profissional Técnica de Nível Médio: reflexão e proposta formativa para cursos de licenciatura
Tendo em vista a crescente necessidade de discussão a respeito da formação de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), elaboramos uma proposta formativa visando à construção de saberes acerca das especificidades desta educação, considerando seu contexto histórico, soc...
Autor principal: | Silva, Fernanda Rebeca Araújo da |
---|---|
Outros Autores: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/396 |
Resumo: |
---|
Tendo em vista a crescente necessidade de discussão a respeito da formação de professores para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), elaboramos uma proposta formativa visando à construção de saberes acerca das especificidades desta educação, considerando seu contexto histórico, social, econômico, político e educacional. A proposta foi construída, aplicada e avaliada no bojo de uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Centro, e engendrada em um processo de pesquisa que mobilizou estudantes dos cursos de licenciatura dessa instituição. Nesse processo, emergiram saberes e aspectos que se mostraram relevantes de serem tratados nos currículos de formação de professores para atuar na EPTMN. A seguir apresentamos tal proposta que, elaborada e implementada como Curso de Curta Duração, depois de algumas reconfigurações, constituiu-se em uma proposta de disciplina para os cursos de licenciatura. A dinâmica formativa desenvolvida no curso, que pode se configurar como orientadora para a implementação da disciplina proposta, pretende contribuir para reflexões e ações que, esperamos nós, estejam cada vez mais presentes nos cursos de licenciatura existentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em particular no IFAM. |