Livro

Contar-se na formação inicial: narrativas de licenciados de um Instituto Federal

Convencer professores em formação inicial a contar de si é um exercício audacioso e, também, gratificante, em particular quando o dizer é contar-se na formação inicial, narrar o que se sente a partir de vivências que levaram e levam esses homens e mulheres a sentirem-se professores. Logo, aqui, con...

ver descrição completa

Autor principal: Gonzaga, Amarildo Menezes
Outros Autores: Gonçalves, Carmen Érica Lima de Campos, Freitas, Alisson Carlos Gomes de, Sousa, Lorena Pereira Cardoso de, Ferreira, André Gustavo Farias, Thury, Alana Matos, Sousa, Maria Izabel Barbosa de, Lima, Augusto José Savedra
Grau: Livro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/503
Resumo:
Convencer professores em formação inicial a contar de si é um exercício audacioso e, também, gratificante, em particular quando o dizer é contar-se na formação inicial, narrar o que se sente a partir de vivências que levaram e levam esses homens e mulheres a sentirem-se professores. Logo, aqui, contaremos histórias de quem contou suas próprias histórias de formação inicial. Trata-se, de certa forma, de um atrevimento, principalmente, quando nessa empreitada, estamos imbuídos pelos pressupostos que fundamentam a crença do que sustenta o sentir-se um professor pesquisador. Desse entendimento, afirmamos que as histórias aqui registradas advêm de intencionalidades singulares e com um duplo propósito: levar futuros professores a refletirem sobre como contam de si, assim como contribuir para a legitimação de alternativas formativas para a formação de um professor pesquisador. Frente a isso, acabamos por montar “seis mosaicos”, uma pequena coletânea de histórias peculiares e de grande relevância que são os seis capítulos dessa obra.